ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, DOMINGO  15    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Ministério da Saúde autoriza cinco novas obras em Dourados e Ponta Porã

Investimentos incluem construção de polos de saúde e centro de reabilitação física e intelectual

Por Gustavo Bonotto | 27/01/2025 21:46
Ministério da Saúde autoriza cinco novas obras em Dourados e Ponta Porã
Fachada do Ministério da Saúde, em Brasília (DF). (Foto: Walterson Rosa)

O governo federal autorizou, nesta segunda-feira (27), a retomada de cinco obras na área da saúde em Dourados e Ponta Porã, municípios na região sul de Mato Grosso do Sul. Entre elas, está a construção de quatro polos para o programa Academia da Saúde e um centro especializado em reabilitação física e intelectual.

O texto, publicado no DOU (Diário Oficial da União), autoriza a formalização de reativações e repactuações de propostas para a retomada de obras e serviços de saúde. A medida, segundo o Ministério da Saúde, abrange municípios, estados e o Distrito Federal que tiverem suas propostas aprovadas no Serviço de Engenharia no InvestSUS (Sistema de Investimento do Sistema Único de Saúde).

De acordo com a portaria, assinada pela ministra Nísia Trindade, os entes federativos têm 30 dias para assinar o termo a partir de sua disponibilização no sistema. Os entes que tiverem propostas de reativação aprovadas também deverão atualizar a situação no Sistema de Monitoramento de Obras.

Os recursos financeiros destinados às reativações e repactuações têm caráter de despesa de investimento, e segundo a ministra, farão parte do bloco de estruturação da rede de serviços públicos de saúde. A transferência desses recursos será regulamentada em portaria específica após a assinatura do termo de contrato.

No âmbito nacional, a publicação traz uma relação de 282 obras que serão reativadas ou regularizadas e outras 196 obras que tiveram autorização para serem repactuadas.

"Com o novo anúncio, o governo federal alcança um total de 1.478 obras reativadas e repactuadas pelo Programa de Retomada de Obras na Saúde. Isso significa que já foram retomadas cerca de 60% das obras com documentação apresentada para participar do programa", informou o ministério, em nota.

Desde o início do governo, foram identificadas um total de 5.573 obras na área da saúde paralisadas ou inacabadas. Em janeiro de 2024, o Ministério da Saúde lançou o Programa de Retomada de Obras na Saúde. Estados e municípios foram consultados e 3.594 obras tiveram manifestação de interesse em participar do programa. No total, 2.504 obras apresentaram a documentação exigida pela pasta para participar da retomada.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias