ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Ministro Fux suspende implantação do juiz de garantias, agora sem prazo

TJMS havia criado comissão para decidir como seria cumprida a lei que cria nova figura nos processos

Marta Ferreira | 22/01/2020 17:23
O vice-presidente do STF, Luiz Fux, responsável por nova decisão sobre juiz de garantias. (Foto: Agência Brasil)
O vice-presidente do STF, Luiz Fux, responsável por nova decisão sobre juiz de garantias. (Foto: Agência Brasil)

A implantação da figura do juiz de garantias, prevista no pacote antricrime sancionado em dezembro de 2019, foi suspensa por prazo indeterminado em decisão desta quarta-feira (22) do vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux. O ministro relata quatro ações que questionam o tema e está responsável pelas decisões em casos urgentes durante o recesso do Supremo.

De acordo com o portal G1, agora caberá a Fux liberar o processo para a pauta do plenário. É a segunda decisão suspendendo a implantação desse item do pacote anticrime desde o dia 15, quando o presidente da Corte, Dias Toffoli, havia acatado pedido de liminar para suspender a medida legal por 180 dias. 

No Estado, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) criou comissão de magistrados para estudar como implantar a mudança. Eles chegaram a fazer uma reunião e marcar uma segunda, que foi adiada diante da determinação judicial sobre o tema.

Quem é – Conhecido em outros países também como juiz de instrução, o personagem criado na lei sancionada em dezembro pelo presidente Jair Bolsonaro tem previsão de atuação em fases investigatórias, como por exemplo quando é preciso pedir prisões de envolvidos em denúncias.

Quando a peça acusatória é aceita, a lei prevê que um novo magistrado assuma, sob o argumento de garantir a isenção para o julgamento.

O pacote de de leis na área criminal votado pelo Congresso, a partir de proposta do ministro da Justiça Sérgio Moro entra em vigor nesta quinta-feira, 23.

Nos siga no Google Notícias