ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, TERÇA  28    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Moradores do Universitário se mobilizam contra o fim do plantão noturno da UBS

A unidade atende a região das 17h às 23h e oferece consultas médicas e odontológicas, além de vacinação

Por Inara Silva | 28/10/2025 17:30
Moradores do Universitário se mobilizam contra o fim do plantão noturno da UBS
Pacientes aguardam por atendimento médico em unidade da família.

Moradores do bairro Universitário, em Campo Grande, estão mobilizados contra a suspensão do plantão noturno na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Germano Barros de Souza, que atende a região. Segundo a moradora Thays Santos Nogueira, os usuários foram informados de que o serviço será encerrado a partir de 31 de outubro, o que gerou revolta entre a população.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores do bairro Universitário, em Campo Grande, protestam contra o fim do plantão noturno na UBS local, previsto para 31 de outubro. A comunidade já reuniu cerca de 400 assinaturas em um abaixo-assinado para manter o serviço, que funciona das 17h às 23h desde maio. O atendimento noturno oferece consultas médicas, serviços odontológicos e vacinação, contando com dois médicos plantonistas e equipe de enfermagem. Apesar da justificativa de baixa demanda para o encerramento, usuários contestam a informação e destacam a importância do horário estendido para trabalhadores e para reduzir a sobrecarga da UPA Universitário.

Até o momento, os moradores já coletaram cerca de 350 assinaturas e pretendem encaminhar às autoridades o pedido de manutenção do serviço. O atendimento noturno começou em 12 de maio, com consultas das 17h às 23h, de segunda a sexta-feira.

Conforme a nota enviada à imprensa pela Prefeitura, na ocasião, a ampliação do horário "[...] alivia a sobrecarga das unidades de urgência, como a UPA Universitário, ao fornecer um atendimento mais próximo e adequado para esses casos".

Usuária da unidade, Thays realiza tratamento para anemia adquirida em decorrência de um mioma no útero. Enquanto aguarda a cirurgia, ela tem comparecido ao local uma vez por semana.

“Eu uso medicação intravenosa semanalmente e, todas as vezes, a unidade está cheia de pacientes. É muito bom para nossa região e oferece também atendimento odontológico e serviço de vacinação”, afirma a paciente.

A paciente Thais Rodrigues Marques explica que o local é essencial para quem trabalha o dia todo, como ela. Assim como a colega xará, ela também faz infusão de ferritina. Thais explica que foi informada de que o atendimento noturno será encerrado por falta de pacientes, informação que ela contesta.

No abaixo-assinado, que está sendo divulgado em grupos e redes sociais, os moradores destacam que o atendimento noturno é diferenciado: além das consultas médicas, há também atendimento odontológico. A unidade conta ainda com dois médicos plantonistas e enfermeiros responsáveis pela aplicação de infusões e medicações pós-consulta.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Grande informou que a decisão de alterar o horário de funcionamento da USF Universitário ocorreu após análise da produção das unidades de saúde em horário estendido e da demanda em regiões com maior dificuldade de acesso.

Segue a nota da Prefeitura: "O estudo identificou que as USFs Jardim Noroeste e Los Angeles apresentam grande procura por parte da população e estão localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social, motivo pelo qual seguem com atendimento até as 23h, garantindo o acesso ampliado aos moradores dessas regiões.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a USF Universitário continuará oferecendo atendimento em horário estendido, das 7h às 17h, assegurando o acolhimento e a assistência à população da área de abrangência. Pacientes atendidos pela unidade que necessitarem de atendimento de urgência após o horário de funcionamento têm acesso facilitado a outras unidades de urgência e emergência da Rede Municipal de Saúde".

(Matéria atualizada às 18h14 para incluir resposta da Prefeitura de Campo Grande.)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.