ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Motoristas sem multas recentes terão infrações leves convertidas em advertência

Estimativa é de que 50% dos condutores com multas leves e médias atendam aos requisitos

Clayton Neves | 13/01/2022 16:18
Movimentação de carros no Centro de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Movimentação de carros no Centro de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

A partir do dia 12 de abril, motoristas que não tiveram infrações de trânsito no período mínimo de 12 meses, terão direito a benefício concedido pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito). Pela nova regra, notificações leves ou médias emitidas para esses condutores serão transformadas apenas em advertência, sem cobrança de valores.

De acordo com o Detran, o benefício será concedido automaticamente. A nova regra faz parte da mudança do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e foi implantada na última segunda-feira (10) em Mato Grosso do Sul.

“Após o registro da infração é encaminhada notificação e autuação. Nessa etapa, a responsabilidade pelas infrações de circulação, parada e estacionamento podem ser transferidas ao real condutor. Finalizada, caso o motorista se enquadre nos requisitos, automaticamente é aplicada a penalidade de advertência por escrito, sendo encaminhada a notificação informando dessa conversão”, ressalta a diretora de habilitação do Detran-MS, Lina Issa Zeinab.

De acordo com ela, a estimativa é de que 50% dos condutores com multas leves e médias atendam aos requisitos para conversão em advertência. “É importante ficar atento às situações em que a conversão não é aplicável, como é o caso de condutor não habilitado ou habilitado em outro país. Aos veículos registrados em nome de pessoa jurídica que não fizerem indicação de condutor também não cabe a aplicação de advertência”, conclui.

Nos siga no Google Notícias