ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

MP investiga falta de cotas para negros em concurso do Tribunal de Contas

Edital não reserva 20% das vagas para cargo de Procurador de Contas Substituto, como previsto em leis

Gabrielle Tavares | 21/06/2022 08:27
Sede do TCE-MS, em Campo Grande. (Aurélio Marques/TCE)
Sede do TCE-MS, em Campo Grande. (Aurélio Marques/TCE)

Concurso público de provas e títulos do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) está sendo revisado pelo Ministério Público pela a ausência vagas reservadas à pessoas negras, pardas e indígenas.

O edital TCE/MPC nº 01/2022/01 prevê três vagas para o cargo de Procurador de Contas Substituto, mas não trata sobre os 20% destinados a pessoas autodeclaradas negras em concursos públicos, determinados pela lei federal nº 12.990, de 9 de junho de 2014.

Em nota, a empresa responsável pelo concurso, Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), alegou a reserva não consta no edital porque o TCE-MS não possui legislação de reserva de vagas para negros.

No entanto, o governo do Estado possui três legislações que garantem as cotas, a lei nº 3.594, de 10 de dezembro de 2008, a lei nº 4.900, de 27 de julho de 2016, e o decreto nº 15.788, de 7 de outubro de 2021.

O Ministério Público investiga o certame através do Nupier (Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial), a pedido de um candidato, o servidor público Tiago Santos, de 32 anos.

Ele realizou a manifestação no dia 5 de maio, assim que saiu a resolução do concurso sem a reserva de vagas. As resoluções regulamentam os editais, sendo usadas como base para realização dos certames.

“Me senti prejudicado, é um direito previsto em lei e eles estão descumprindo. Fiz uma manifestação no Ministério Público, só que o processo está meio parado e o concurso tem prazo”, ressaltou.

As inscrições começaram no dia 13 de junho e ficarão abertas até 8 de julho. As provas escrita e discursiva serão realizadas no dia 21 de agosto, já a prova oral e a de títulos, ainda terão as datas divulgadas.

A reportagem questionou o TCE-MS, mas ainda não obteve resposta.

Nos siga no Google Notícias