ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

MS adiciona oficinas culturais e torneios esportivos ao sistema prisional

Dados do 1º semestre deste ano registram mais de 3,4 mil participações nas atividades de ressocialização

Por Kamila Alcântara | 03/10/2025 12:08
MS adiciona oficinas culturais e torneios esportivos ao sistema prisional
Mulheres do sistema prisional durante prosa do Encceja (Foto: Divulgação Apegen)

Presos em Mato Grosso do Sul terão acesso a mais atividades de cultura, esporte e lazer como parte da política de ressocialização. A mudança foi oficializada nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial do Estado, com a publicação da Resolução Conjunta das secretarias de Educação e Segurança que atualiza o Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O sistema prisional de Mato Grosso do Sul amplia suas atividades de ressocialização com a inclusão de oficinas culturais e torneios esportivos. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, visa criar um ambiente mais humanizado e inclusivo, respeitando especificidades de raça e gênero.O plano contempla oficinas artísticas, sessões de cinema, atividades esportivas e programação específica para mulheres e LGBTQIAPN+. Com foco na diversidade, inclui ações para a população carcerária negra e indígena, que representa 70% dos detentos, como alfabetização em línguas maternas na Penitenciária de Dourados.

Segundo o texto, o objetivo é “fortalecer a oferta de ações educativas e socioculturais que respeitem as especificidades de raça e gênero, contribuindo para um ambiente prisional mais justo, inclusivo e humanizado”.

Entre as novidades estão oficinas de música, teatro, dança e artes visuais, sessões de cinema seguidas de debate, torneios esportivos, aulas de educação física adaptada, além de jogos de tabuleiro, concursos de talentos e eventos culturais. Também haverá programação específica para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+.

Os dados do sistema prisional mostram que a procura existe. Só no primeiro semestre deste ano, foram registradas 3.457 participações em atividades culturais, cerca de 650 em esportivas e 1.700 em atividades de lazer.

O plano também reconhece a realidade da população carcerária: quase 70% dos presos são negros (pretos e pardos) e mais de 550 são indígenas de diferentes etnias. Para esse público, serão criadas ações específicas, como alfabetização em línguas maternas na Penitenciária Estadual de Dourados.

“Essas atividades são um instrumento poderoso para reduzir a reincidência, promover saúde mental e valorizar a diversidade cultural como caminho de transformação social”, destaca o documento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.