ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

MS confirma primeiro caso de fungo negro, em paciente de Campo Grande

A presença da mucormicose na vítima, que estava internada com covid, já era tratada como suspeita

Guilherme Correia | 02/08/2021 15:50
Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, analisou amostra do caso, que foi confirmado pela SES. (Foto: Reprodução/Governo de SP)
Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, analisou amostra do caso, que foi confirmado pela SES. (Foto: Reprodução/Governo de SP)

O primeiro caso confirmado de mucormicose, infecção popularmente conhecida como “fungo negro”, foi confirmado em Mato Grosso do Sul. Trata-se de um paciente de 71 anos, morador de Campo Grande, que morreu de covid-19 em 2 de junho deste ano.

A situação já era tratada como suspeita dessa doença pelo Ministério da Saúde, mas a confirmação só foi oficializada posteriormente, pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

A vítima tinha comorbidades, era hipertensa e diabética, e apresentou sintomas de coronavírus, inicialmente, em 18 de maio, que o fizeram ser internado no Hospital do Pênfigo, na Capital. A suspeita da mucormicose aconteceu cerca de 10 dias depois, no olho esquerdo.

A pasta informa que o resultado do exame desse indivíduo, que estava em análise no Instituto Adolfo Lutz, para a identificação da espécie do fungo, deu positivo para mucormicose. A amostra foi coletada em 31 de maio.

"Fungo negro" - Alguns especialistas apontam que a enfermidade é considerada rara e muito restrita ao ambiente hospitalar, mesmo entre os que têm um pouco mais de predisposição, como é o caso de pessoas com baixa imunidade.

Atualmente, ainda segundo a SES, há outro caso suspeito, cuja amostra segue em análise por parte da instituição. Trata-se de um homem, de 50 anos, que mora em Corumbá.

Em todo Brasil, há pelo menos 49 casos de fungo negro mapeados pelo Ministério da Saúde, sendo que 19 estão relacionados com a covid-19. Casos também foram notificados no país vizinho, Paraguai.

Segundo o jornal britânico BBC News, a Índia foi um dos países que mais sofreu com essa doença, com mais de 4,3 mil mortes de pessoas registradas até meados de julho. A maior parte dos casos envolvem pessoas que tinham covid-19 e o fungo afeta o nariz, olhos e até mesmo o cérebro, cerca de 12 a 18 dias após a recuperação da covid. O jornal também destaca que muitos casos podem estar subnotificados.

Nos siga no Google Notícias