ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Paraguai detecta dois casos de “fungo negro”, que ataca pessoas com covid

Na Índia, infecção que provoca morte e mutilação atingiu 9 mil pacientes com baixa imunidade

Helio de Freitas, de Dourados | 27/05/2021 14:11
Profissional de saúde em hospital do Paraguai, epicentro da covid-19 na América do Sul (Foto: Hoy)
Profissional de saúde em hospital do Paraguai, epicentro da covid-19 na América do Sul (Foto: Hoy)

Foram confirmados em território paraguaio os dois primeiros casos de pacientes com covid-19 infectados pelo chamado “fungo negro”. A infecção causada pelo fungo, chamada de mucormicose, pode levar à morte e causar mutilação de partes do corpo afetada. Médicos relacionam os casos à baixa imunidade de pessoas contagiadas pelo coronavírus.

Na semana passada, 9 mil casos de infecção provocada pelo fungo negro foram registradas na Índia, atual epicentro mundial da covid-19. Segundo especialistas, o fungo não é novidade e sempre foi encontrado naturalmente no ambiente, mas a preocupação é com a infecção provocada em pessoas debilitadas pela covid-19.

Os dois primeiros pacientes paraguaios com o fungo negro foram uma mulher de Coronel Oviedo e um homem da capital Asunción. Os dois têm diabetes. A mulher apresentou infecção na boca e o homem no pulmão. As duas cidades ficam a 394 e 456 km de Ponta Porã (MS), respectivamente.

José Pereira Brunelli, presidente da Sociedade Paraguaia de Microbiologia, disse em entrevista à rádio 780 AM que a mucormicose atinge principalmente diabéticos infectados pelo coronavírus, gerando lesões na mucosa nasal ou bucal e há casos em que os olhos. Segundo ele, o fungo negro não é transmitido de pessoa para pessoa.

Segundo estudo feito em 2017 por acadêmicos de dermatologia do Paraguai, o fungo negro existe há muito tempo naquele país – que tem 1.100 km de fronteira com Mato Grosso do Sul.

Em sua rede social, a dermatologista paraguaia Ana Cláudia Rivas disse que em pessoas com imunidade alta, o fungo não causa qualquer lesão, mas pode ser fatal em pacientes diabéticos, com câncer ou transplantados que usam corticoides.

Segundo ela, o fungo negro passou a ser relacionado com a covid-19 porque muitas pessoas infectadas pelo vírus usam corticoides por tempo prolongado, causando aumento da glicemia e baixa imunidade.

Nos siga no Google Notícias