ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

MS já tem dinheiro para comprar vacina anti-covid

Reinaldo diz que vai comprar a vacina caso o Ministério da Saúde não assuma a coordenação de imunização

Ana Oshiro | 08/12/2020 09:20
Vacina CoronaVac será distribuída gratuitamente em São Paulo (Foto: Instituto Butantan)
Vacina CoronaVac será distribuída gratuitamente em São Paulo (Foto: Instituto Butantan)

"Nós vamos fazer todo esforço para trazer a vacina para Mato Grosso do Sul, não importa de onde venha, sendo aprovada pela Anvisa, será bem-vinda", disse o governador Reinaldo Azambuja na manhã de hoje (8). De acordo com Reinaldo, o governo do Estado já reservou recurso para a compra da vacina, caso as doses não sejam compradas pela União.

Em nota, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou que "tem como plano B criar um plano próprio de imunização já para janeiro priorizando as populações mais vulneráveis com aquisição própria da vacina", como as comunidades indígenas, idosos e profissionais da saúde. De acordo com Geraldo Resende, secretário da SES, nesse primeiro momento seriam necessárias cerca de 250 mil doses para vacinar grupos de risco no estado.

Segundoo secretário Geraldo Resende, caso o governo federal também resolva esperar a liberação apenas da Pfizer, o estaod deve recorrer à Coronavac. O Ministério da Saúde divulgou uma nota nesta segunda-feira (7) na qual informou que deve assinar nesta semana o memorando de intenção de compra de 70 milhões de doses da vacina produzida pela Pfizer e pela Biontech contra a Covid-19.

Hoje, Reinaldo voltou a dizer que está em contato com João Dória, governador de São Paulo, e com a equipe do Instituto Butantan, sobre a possibilidade de compra da Coronavac.

Logo mais, às 10h, ele se reúne em videoconferência com o Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, além do ministro-chefe da Casa Civil, General Ramos, e outros governadores, para discutir o PNI (Programa Nacional de Imunização), e cobrar a compra e distribuição de vacinas para o mês de janeiro de 2021.

Só depois desse encontro é que os estados devem bater o martelo sobre a aquisição direta, com recursos próprios.

"Se o Ministério não fizer a coordenação, ou não aceitar paternidade de alguma vacina que possa ser aprovada, não tenha dúvidas que nós vamos adquirir no Mato Grosso do Sul. Nós vamos comprar e disponibilizar o plano de vacinação", comentou Azambuja.

A SES, em conjunto com as demais secretarias de Saúde do País e do DF, defende a posição do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) de defender a incorporação pelo PNI de todas as vacinas contra a Covid-19, com reconhecidas eficácia e segurança, especialmente, as que já estão sendo testadas no Brasil.

O Estado recebeu estudos de testes de três vacinas contra COVID-19, coronavac, Jansen/Cilag e BCG.

Nos siga no Google Notícias