ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

MS participa de debate sobre “rota caipira” do tráfico e crimes na fronteira

Além de Mato Grosso do Sul, o seminário terá representantes de outros nove estados

Por Aline dos Santos | 26/08/2025 08:45
MS participa de debate sobre “rota caipira” do tráfico e crimes na fronteira
Aviões apreendidos em operação da Polícia Federal contra o tráfico de cocaína. (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul vai participar do debate sobre segurança da fronteira promovido pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República). O evento, que será realizado na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (Paraná), acontece amanhã (dia 27) e quinta-feira. A programação inclui a “rota caipira”, que passa pelo Estado para levar droga ao interior de São Paulo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul participará de debate sobre segurança fronteiriça promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Foz do Iguaçu. O evento discutirá a "Rota Caipira" do tráfico, que transporta drogas até São Paulo através do estado. O II Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras reunirá representantes de dez estados para elaborar estratégias de combate aos crimes na Tríplice Fronteira. O evento contará com a presença dos ministros Marcos Amaro, José Múcio Monteiro e Ricardo Lewandowski.

"É importante discutir o combate aos crimes transfronteiriços e às organizações criminosas que atuam neles. E também o reflexo dessa repressão no sistema penitenciário”, afirma o titular da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira.

Além de Mato Grosso do Sul, o seminário terá representantes de outros nove estados.

O II Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras no arco Sul-Sudeste vai discutir ilícitos na região da Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, principalmente o tráfico de drogas. O objetivo é elaborar uma estratégia nacional de fronteiras.

O ministro do GSI, Marcos Amaro, abrirá o evento. Em seguida, o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, fará palestra sobre os desafios no aprimoramento da proteção integrada das fronteiras. Estão confirmadas ainda as presenças dos ministros da Defesa, José Múcio Monteiro, e da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.