ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

MS receberá 332 doses da vacina contra “varíola dos macacos”

Imunizantes devem chegar ao Estado na terça-feira, segundo a Secretaria de Saúde

Gabriel Neris | 10/03/2023 06:40
Dose de vacina é aplicada em braço de mulher (Foto: Agência Brasil)
Dose de vacina é aplicada em braço de mulher (Foto: Agência Brasil)

Mato Grosso do Sul deve receber na próxima terça-feira 332 doses da vacina contra a Mpox, conhecida como “varíola dos macacos”. As doses serão para grupos específicos definidos pelo Ministério da Saúde e serão encaminhadas somente para municípios com maior registro da doença. Campo Grande, Dourados e Três Lagoas receberão os imunizantes inicialmente.

“É importante dizer que nós vamos receber o quantitativo de 332 doses, porém, como a gente deve resguardar imunizantes para a segunda dose, vamos conseguir atender 166 pessoas com a D1 da vacina. Mas de acordo com o andamento da vacinação e verificação de necessidade de reposição dessas doses, nós reportaremos essa necessidade ao Ministério da Saúde que fará o ajuste no quantitativo a ser enviado aos estados, se necessário”, afirma Ana Paula Goldfinger, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Os grupos prioritários são pessoas com HIV/Aids: homens cisgênero, travestis e mulheres transexuais, a partir de 18 anos e com contagem de linfócitos TCD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses; e profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus e que possuam de 18 a 49 anos de idade.

A Mpox é causada pelo vírus do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Os sintomas duram de duas a quatro semanas e o período de incubação do vírus é tipicamente de 6 a 16 dias, mas pode chegar até 21 dias.

Alguns dos sintomas são manchas vermelhas, precedidas de febre e inchaço dos gânglios, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e exaustão.

Nos siga no Google Notícias