ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

MS tem 37 municípios com alto risco para o novo coronavírus

Indicador criado pelo governo do Estado para avaliar reabertura do comércio tem média abaixo de 5

Por Tainá Jara | 30/06/2020 18:12
Em MS, 37 são classificadas com alto risco de contaminação pela covid-19. Outras 42, apresentam risco moderado(Foto: Reprodução/Prosseguir)
Em MS, 37 são classificadas com alto risco de contaminação pela covid-19. Outras 42, apresentam risco moderado(Foto: Reprodução/Prosseguir)

Mato Grosso do Sul tem 37 municípios com alto risco para o novo coronavírus. A classificação é do indicador Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), lançado pelo governo do Estado, nesta terça-feira.

Embora seja criada para avaliar a reabertura de estabelecimentos comerciais e dar panorama mais preciso para retomada da rotina, a plataforma coloca o Estado média menor do que 4,9, em avalia de O a 10. A nota indica grandes riscos na flexibilização das medidas de prevenção contra a covid-19.

Os municípios classificados em vermelho, portanto com risco elevado de contaminação, em que é recomendando apenas o funcionamento de serviços essenciais e de baixo potencial de perigo, respondem por pelo menos 54 das 83 mortes registrados no Estado, desde o início da pandemia.

Os óbitos foram registrados nos municípios de Bataiporã (2), Brasilândia (2), Corumbá (6), Deodápolis (1), Dourados (22), Fatima do Sul (2), Glória de Dourados (1), Guia Lopes da Laguna (2), Iguatemi (1), Itaquiraí (1), Naviraí (1), Nova Andradina (1), Paranaíba (1), Ponta Porã (2), Rio Brilhante (2), Sidrolândia (1), Três Lagoas (6) e Vicentina (1).

(Infográfico: Reprodução/Governo de MS)
(Infográfico: Reprodução/Governo de MS)

Mesmo sem mortes, também estão em situação de risco elevado as seguintes cidades: Alcinópolis, Anastácio, Angélica, Aral Moreira, Caracol, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Inocência, Ivinhema, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Miranda, Mundo Novo, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Rio Negro e Rio Verde.

Juntos, estes municípios têm média 4,06 de segurança para retomada da rotina. Nota, portanto, menor que a média geral do Estado, que já é baixa.

Menos pior - Os outros 42 municípios do estado, incluindo Campo Grande, apresentam risco moderado para a covid-19, podendo portanto reabrir serviços essenciais, de baixo e médio riscos.

Por enquanto, nenhum município apresenta situação de risco extremo, onde o isolamento social efetivo (lockdown) é recomendado. Tampouco há municípios classificados com risco tolerável e médio de contaminação.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), até a manhã desta terça-feira, registrava quase 8 mil casos confirmados do novo coronavírus no Estado.