ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

MS tem redução de 86% nas mortes por covid em pacientes com menos de 60 anos

Redução também foi registrada em idosos - a queda foi de aproximadamente 66%

Guilherme Correia | 16/03/2022 14:59
Vacinação tem sido uma das hipóteses para redução recente de casos graves, neste ano. (Foto: Henrique Kawaminami)
Vacinação tem sido uma das hipóteses para redução recente de casos graves, neste ano. (Foto: Henrique Kawaminami)

As mortes por covid-19 tiveram redução de 85,3% em vítimas menores de 60 anos, entre o pico verificado neste ano e os dados atualizados até esta quarta-feira (16), enquanto a queda nos óbitos de idosos, acima dos 60, foi de aproximadamente 66,6%.

Isso é o que mostra levantamento do Campo Grande News, com base em dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde). Atualmente, a taxa é de aproximadamente três mortes por dia, sendo uma de pessoa acima desta faixa etária.

Ainda que a redução seja mais expressiva, proporcionalmente, na faixa etária mais jovem - muito em função da maior letalidade do vírus em pacientes com mais idade, os dois índices evidenciam recente queda nos registros da pandemia.

Na avaliação do professor e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Julio Croda, o declínio ocorre em função da cobertura vacinal - que aumenta proteção contra casos graves. Além disso, a influência da variante Ômicron era prevista que reduziria, passados cerca de dois meses. "[A pandemia ] já está em redução, é só olhar as curvas. Já temos queda de casos, hospitalizações e iniciamos a queda de óbitos", aponta.

Nesta manhã, Mato Grosso do Sul registrou 776 casos e oito mortes em boletim epidemiológico. De acordo com a secretária-adjunta em Saúde, Crhistinne Maymone, a doença está num estágio entre pandemia e endemia, ainda que cada município tenha suas particularidades.

O posicionamento é semelhante por parte do presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), Rogério Leite, bem como pelo próprio secretário estadual, Geraldo Resende e até o pesquisador e professor Julio Croda.

Nos siga no Google Notícias