ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MS terá 138 novos leitos de UTI para enfrentar pandemia de coronavírus

Do total, 81 serão em Campo Grande e os 57 restantes distribuídos por municípios do interior

Aline dos Santos | 01/04/2020 09:27
Ao todo, Mato Grosso do Sul terá 653 leitos de terapia intensiva. (Foto: Henrique Kawaminami)
Ao todo, Mato Grosso do Sul terá 653 leitos de terapia intensiva. (Foto: Henrique Kawaminami)

Mato Grosso do Sul terá 138 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que pode provocar quadro grave de pneumonia, exigindo os ventiladores pulmonares (respiradores).

De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), atualmente são 515 leitos de UTI, somando as redes pública e particular. “Hoje, temos 515 leitos de UTI entre os públicos e privados. Vamos acrescentar os novos 138 leitos, o que vai perfazer 653 leitos. Afora isso, há iniciativa de outros municípios para colocar leitos de UTI ou semi-intensivos, cujo custeio deverá ser bancado pelo Estado”, afirma o secretário Geraldo Resende.

Dos 138 novos leitos de UTI, 81 serão em Campo Grande e os 57 restantes em municípios do interior.

Segundo Resende, Mato Grosso do Sul tem, geralmente, uma grande taxa de ocupação de leitos de UTI.   “Daí a ampliação das estruturas também em outras cidades, como Paranaíba, Ponta Porã e Costa Rica, bem como com a contratação de leitos ofertados pela iniciativa privada”, afirma o secretário estadual de Saúde.

A rede de atendimento também terá reforço de 281 leitos clínicos (sendo 239 na Capital e 42 em outras regiões do Estado) e de 48 leitos semi-intensivos no HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian, em Campo Grande.

O governo do Estado vai custear 50% dos valores a serem gastos com os novos leitos em Campo Grande durante a vigência da epidemia, que tem previsão de durar de quatro a seis meses. Já todos os recursos para a estrutura do Hospital Regional são do Estado.

O auge da epidemia em Mato Grosso do Sul deve acontecer entre o final do mês de abril e a primeira quinzena de maio.

Leitos em Campo Grande – Segundo o secretário de Saúde de Campo Grande, José Mauro, no mês de fevereiro foram atendidos cerca de 700 pacientes de trauma na Capital. Em março, o número caiu para média de 100 pessoas.

“Hoje, temos vários hospitais privados com taxa de ocupação pequena. Isso fez com que conseguíssemos habilitar vários leitos sem a necessidade de construir hospitais de campanha. Estamos incrementando 139 leitos dentro dos hospitais existentes, com toda a estrutura necessária, numa situação muito mais cômoda para o paciente e para o profissional”, afirma José Mauro em entrevista ao portal de notícias do governo.

Em Campo Grande, sete hospitais firmaram convênio com o poder público para utilização de leitos:  Santa Casa, Hospital do Câncer, Hospital Regional, Hospital do Pênfigo, Clínica Campo Grande, El Kadri e Proncor.

“Saímos de uma situação em que tínhamos, na Capital, 891 leitos e passamos para 1.130 leitos clínicos; passamos de 116 leitos de UTI para 197, e mais 48 leitos de semi-intensivo que podem ser modificados para UTI. Mas isso não para aqui. Estamos diariamente avaliando estratégias que serão implementadas, assim que houver demanda, como é o caso do centro de triagem respiratória no Ayrton Senna”, diz José Mauro.

Nos siga no Google Notícias