ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

MS terá quatro hidrelétricas ao longo do Rio Pardo até 2023

Grupo empresarial planeja construções que devem gerar até 130 megawatts (MW) de energia

Ana Oshiro | 22/10/2021 09:23
Rio Pardo receberá 4 hidrelétricas até 2023 (Foto: Prefeitura Municipal Ribas do Rio Pardo)
Rio Pardo receberá 4 hidrelétricas até 2023 (Foto: Prefeitura Municipal Ribas do Rio Pardo)

Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado do Brasil a mapear os potenciais hidrelétricos de um rio e até 2023 deve ter 4 pequenas centrais hidrelétricas (Pchs) ao longo do Rio Pardo, com capacidade para geração de até 130 megawatts (MW) de energia, em Ribas do Rio Pardo, a 103 km de Campo Grande.

Detalhes da proposta para a implantação das centrais hidrelétricas foram apresentados ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), nesta quinta-feira (21), na Governadoria.

“Com o inventário de potencial hidrelétrico do Rio Pardo, onde identificamos a capacidade de instalação de sete PCHs dentro dos critérios ambiental, social e econômico, o Grupo Flamarpar tomou a decisão de construir quatro dessas sete centrais em um projeto que prevê investimento de R$ 600 milhões”, explicou Verruck.

A notícia da implantação das quatro PCHs, para o governador Reinaldo Azambuja, é importante e positiva sob dois pontos de vista: “da crise energética, onde temos a necessidade de desenvolvimento de uma produção de energia, e também da característica da PCH, que tem uma produção permanente e de baixo impacto ambiental”.

Governo se reuniu com grupo de empresários para discutir construção de hidrelétricas (Foto: Divulgação/Governo MS)
Governo se reuniu com grupo de empresários para discutir construção de hidrelétricas (Foto: Divulgação/Governo MS)

Como contrapartida para o investimento privado, de acordo com o secretário Jaime Verruck, o Governo do Estado se comprometeu em atender algumas demandas na área de infraestrutura em Ribas do Rio Pardo, como a construção de uma ponte e um desvio na MS-340.

“Nós assumimos que até metade do ano que vem todo o processo de licenciamento estará pronto para que eles possam iniciar as obras em 2023. A previsão é de que essas obras comecem em março de 2023. Antes, faremos toda a contratação, execução dos projetos, licenciamento ambiental e operação”, explicou Jaime Verruck.

“Isso tem um impacto muito positivo para o Estado. Está dentro de nossa estratégia de desenvolver projetos de energia limpa e aproveitar nosso potencial, sempre olhando o menor impacto ambiental possível”, completou o secretário.

Com o “Inventário Participativo de Potencial Hidrelétrico do Rio Pardo”, elaborado em 2019 em parceria com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Estado garantiu segurança jurídica e ambiental para empresários que desejam investir na geração de energia no Estado.

Nos siga no Google Notícias