ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Município de MS vai instalar câmeras de segurança 24h pela cidade

Obra na área de segurança pública foi feita pela prefeitura municipal de Aquidauana

Guilherme Correia | 27/09/2022 21:48
Uma das centrais de monitoramento instaladas em Aquidauana. (Foto: Divulgação)
Uma das centrais de monitoramento instaladas em Aquidauana. (Foto: Divulgação)

Prefeitura de Aquidauana, município a 193 quilômetros de Campo Grande, instalou câmeras de segurança que funcionam 24 horas e duas centrais de monitoramento na cidade. Nesta terça-feira (27) entrou em funcionamento a Central de Videomonitoramento do 7º BPM (Batalhão da Polícia Militar).

Desde o final do ano passado, uma central já estava em funcionamento da Delegacia Regional da Polícia Civil, em Aquidauana. As duas centrais funcionam 24 horas, monitorando a cidade.

Estiveram presentes para acompanhar o início das atividades da central no 7º BPM, o prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), além de vereadores e secretário municipais. Acompanharam as autoridades, os comandantes tenente-coronel Daniel Elias dos Santos e major Victor Shiroma, além da Silvia Girardi.

"A nossa cidade é pacata, o povo é ordeiro, mas já vínhamos notando o aumento do fluxo de pessoas e veículos e, isso, preocupava a gente e os policiais, por conta da segurança da população e dos comércios. Esse é um investimento com dinheiro público do município para benefício da nossa população e da segurança em todo o município”, afirmou o prefeito.

O projeto de videomonitoramento ganhou o nome de “Aquidauana Mais Segura”, é pioneiro na região, foi idealizado na gestão, sendo elaborado através de estudos e pesquisa da administração municipal em parceria com a Delegacia Regional da Polícia Civil e o 7º Batalhão da Polícia Militar e o apoio da Câmara Municipal de Aquidauana.

O investimento na central de videomonitoramento é custeado com recursos próprios da prefeitura.

Para montar e equipar as duas centrais nas policiais e para a instalação das 30 câmeras de alta definição na zona urbana, entradas e saídas da cidade e dos distritos, a Prefeitura de Aquidauana investiu cerca de R$ 500 mil reais e, ainda, mensalmente custeia mais R$ 29 mil reais para manutenção do serviço, segurança e armazenamento das imagens.

A implantação do sistema de monitoramento em Aquidauana foi coordenada pelas Secretarias Municipais de Administração e de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas. Em breve, esse sistema municipal de monitoramento terá, também, a implementação de aplicativos de reconhecimento facial de identificação de veículos furtados e roubados.

Nos siga no Google Notícias