ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Na porta do INSS, desavisados se frustam sem conseguir passar pela perícia

Médicos peritos do INSS estão em greve e muitos segurados não conseguiram atendimento, mesmo agendados

Silvia Frias e Cleber Gellio | 01/04/2022 09:15
Logo cedo, fila de pessoas na agência do INSS na esperança de passar pela perícia. (Foto: Marcos Maluf)
Logo cedo, fila de pessoas na agência do INSS na esperança de passar pela perícia. (Foto: Marcos Maluf)

Desavisados da greve dos médicos peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), cerca de 30 pessoas chegaram cedo e enfrentaram baixa temperatura, de aproximadamente 16ºC,  para perícia agendada. Muitos saíram frustrados e sem atendimento.

A greve começou no dia 23 de março, ganhando adesão de 19 estados e o Distrito Federal. Ontem, foi a vez dos profissionais do Mato Grosso do Sul aderirem ao movimento.

"É descaso", reclamou Danila, ao lado do marido Edivaldo. (Foto: Marcos Maluf)
"É descaso", reclamou Danila, ao lado do marido Edivaldo. (Foto: Marcos Maluf)

A agência da Rua Anhanduí, no Centro de Campo Grande, é onde se concentra a perícia dos trabalhadores. Cedo, por volta as 7h20, muitos aguardavam o início do atendimento, mas foram avisados por funcionário sobre a paralisação da categoria e que o atendimento estava reduzido aos 30% previstos na lei.

Ontem, quatro médicos peritos fizeram o atendimento e, esta manhã, a escala era de três profissionais.

Por isso, nem todos que tinham agendamento conseguiram ser atendidos. Esse foi o caso do campeiro Edivaldo de Souza Paim, 36 anos. Há dois meses, ele perdeu dois dedos da mão direita quando laçava um burro, em acidente ocorrido em Camapuã, a 141 quilômetros de Campo Grande.

“O burro deu tirão”, contou a esposa dele, Danila Pereira de Paula, 31 anos. Além da perda dos dedos, o campeiro passa por fisioterapia para recuperar o movimento de outro dedo afetado no acidente. Desde então, aguarda pela perícia para dar entrada no benefício.

Danilo foi liberado para o trabalho: "Dei sorte". (Foto: Marcos Maluf)
Danilo foi liberado para o trabalho: "Dei sorte". (Foto: Marcos Maluf)

O casal chegou ontem, às 11h20, foi para hotel, foi ao INSS hoje cedo, mas saiu sem atendimento. “Isso é descaso”, disse Danila. Agora, eles vão para o terminal rodoviário e aguardarão o ônibus, que só sai às 11h20.

Entre os atendidos, estava o auxiliar de serviços gerais Renato Lopes de Souza, 31 anos. Afastado do trabalho desde o dia 7 de fevereiro, depois de fraturar o polegar direito em acidente doméstico, passou pela perícia hoje e foi liberado para trabalhar. Ele não sabia da greve dos médicos peritos. “Tá em greve? Dei sorte.”

A greve dos profissionais é por tempo indeterminado, segundo um comunicado da ANMP (Associação Nacional de Médicos Peritos).

Em greve, servidores e médicos peritos querem a recomposição salarial de 19,9% para repor a inflação de 2019 a 2022, manutenção da jornada de trabalho em 30 horas semanais, valorização da carreira do Seguro Social, rediscussão de metas e mudança no modelo de gestão vigente no INSS.

No caso dos peritos, eles querem ainda a fixação do número máximo de 12 atendimentos presenciais como meta diária. Ambas as categorias cobram a realização imediata de concurso público.

Em nota, o Ministério do Trabalho e Previdência informou que segurados que não foram atendidos em razão da greve devem fazer o reagendamento dos serviços.

De acordo com o órgão, mesmo com o reagendamento, o INSS vai considerar a data originalmente marcada como a data de entrada do requerimento para evitar prejuízo financeiro aos segurados.

A remarcação de perícia pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para download para Android e iOS, ou o site www.inss.gov.br.

Para mais informações, a indicação é ligar para o telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Segurados enfrentaram temperatura de cerca de 16ºC logo cedo. (Foto: Marcos Maluf)
Segurados enfrentaram temperatura de cerca de 16ºC logo cedo. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias