ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Onça resgatada com queimaduras no Pantanal está em "estado crítico"

Duas onças foram resgatadas do Pantanal e levadas ao Cras, em Campo Grande; uma delas morreu ontem, 2 horas depois do transporte

Silvia Frias | 04/11/2020 11:15
Onça-pintada resgatada da Serra do Amolar, no Pantanal (Foto/Divulgação)
Onça-pintada resgatada da Serra do Amolar, no Pantanal (Foto/Divulgação)

A onça-pintada macho resgatada no Pantanal e levada ontem ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, está em “estado crítico”, sendo submetido a exames clínicos e ambulatórias. A outra onça que também havia sido transportada morreu duas horas depois de dar entrada no centro.

O médico veterinário do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Lucas Cazati gravou breve vídeo falando do estado de saúde do felino. “A onça se apresenta estado crítico, o estado dele não é tão favorável”. Por isso, o animal está passado pelos exames para que a equipe do Cras defina qual o tratamento mais adequado.

Animal foi transportado pela FAB (Foto/Divulgação)
Animal foi transportado pela FAB (Foto/Divulgação)

Os animais foram resgatados na Serra do Amolar, no Pantanal e transportadas pela FAB (Força Aérea Brasileira) até Campo Grande. As onças receberam hidratação intravenosa, antibiótico, analgésico e anti-inflamatório. O tratamento previsto, conforme divulgado ontem, era a terapia com pele de tilápia, aplicada em outros animais.

Porém, cerca de duas horas depois, uma das onças morreu. A causa da morte seria atestada após necropsia, ainda não divulgada.

O período de 72 horas é considerado crítico, pois é o tempo em que o organismo vai reagir e capacidade de recuperação.

Resgate - Segundo o Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal de Mato Grosso do Sul), um dos animais resgatados foi visualizado pela primeira vez no domingo, por brigadistas em MS que se deslocavam para a Serra do Amolar, para onde o fogo que voltou no Parque Nacional do Pantanal do Mato Grosso ameaça avançar.

No momento do resgate, a ideia era encontrar apenas a primeira onça avistada, já que a segunda teria sido “perdida” do monitoramento. Assim, equipe se deslocou à região do Acurizal, onde uma das onças foi encontrada numa casa abandonada e para surpresa, a outra também estava lá.


Nos siga no Google Notícias