ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Onças-pintadas são trazidas de avião a Campo Grande, após resgate no Pantanal

Felinos estão sendo transportados pela Força Aérea Brasileira para tratamento no Cras

Marta Ferreira e Ana Paula Chuva | 03/11/2020 13:12
Pátio da Base Aérea onde vai pousar aeronave com onças-pintadas resgatadas no Pantanal. (Foto: Silas Lima)
Pátio da Base Aérea onde vai pousar aeronave com onças-pintadas resgatadas no Pantanal. (Foto: Silas Lima)

Duas onças-pintadas resgatadas no Pantanal com queimaduras estão chegando nesta tarde em Campo Grande para tratamento no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestes). O transporte é em avião da Força Aérea Brasileira.

O trabalho de socorro ao animal, que estava na Serra do Amolar,  é do Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal/MS ). Equipe do Cras se deslocou até a Base Aérea, onde os felinos estão chegando, para ser levadas a unidade dedicada a cuidar de animais silvestres, na reserva que circunda o Parque dos Poderes.

O responsável-técnico do Centro, Lucas Cazat, informou que recebeu o chamado para cuidar dos animais, mas ainda não há detalhamento. Segundo ele, o tratamento vai depender de como as onças-pintadas estão.

Para transportar os bichos, a equipe vai usar uma van e ainda uma camionete

Segundo informações da médica veterinária Paula Helena Santa Rita, coordenadora da campanha Sos Animais Silvestres, as onças estão desidratados e magras.

Outros felinos já foram resgatados este ano no meio do fogo que atinge o Pantanal. Um dele, o macho "Ousado" ficou famoso nacionalmente, depois de ter as patas e o nariz queimados e aparecer enfaixado.

Chamas de volta  - O fogo voltou a devastar a região, com focos concentrados na Serra do Amolar, na região conhecida como Acorizal.

Oito brigadistas do Prevfogo do Estado foram enviadas ontem e mais sete seriam deslocadas hoje para reforçar o efetivo de agentes, que tem também brigadistas do Estado vizinho, Mato Grosso.

Pelo que foi informado ontem, o fogo começou no Parque Nacional do Pantanal no MT e se alastrou para a região devido à força dos ventos. Um raio que caiu no parque durante o final de semana também intensificou as chamas.

A situação estava mais tranquila na região depois das chuvas dos últimos dias, mas agora voltou a preocupar. No auge das queimadas na região do Pantanal, entre os meses de agosto e setembro, mais de 4 milhões de hectares foram devastados.

Onça-pintada resgatada na Serra do Amolar está com as patas enfaixadas. Ao fundo, o outro animal. (Foto: Carina Balsan)
Onça-pintada resgatada na Serra do Amolar está com as patas enfaixadas. Ao fundo, o outro animal. (Foto: Carina Balsan)


(Matéria editada às 13h40 para acréscimo de foto e informação)

Nos siga no Google Notícias