ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Para irmão, Eli poderia ter evitado morte por covid-19, se acreditasse na doença

O caminhoneiro Eli Simão morreu no último sábado, vitima do novo coronavírus

Lucia Morel | 03/06/2020 15:55
Eli completaria 61 anos em setembro deste ano. (Foto: Arquivo Pessoal)
Eli completaria 61 anos em setembro deste ano. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Humanamente falando, nossa sensação é de que se ele aceitasse a doença, tivesse usado máscara, o álcool quando a gente falava, ficasse mais isolado e tomasse os cuidados mesmo. Se tivesse chegado aqui e já procurado o médico, talvez isso não tivesse acontecido”.

A sentença acima é de Enoque Simão, 66 anos, irmão de Eli Simão da Silva, que em setembro deste ano, completaria 61 anos de idade, caso não tivesse sido vítima de covid-19. Caminhoneiro, ele foi a 20ª pessoa a morrer da doença em Mato Grosso do Sul, no último dia 30 de maio.

Eli era hipertenso e diabético, mas segundo contou o irmão - que é técnico em contabilidade e corredor, participando inclusive de competições -, não ligava muito para a saúde e sobre o novo coronavírus, não acreditava que a doença era perigosa, grave e muitas vezes, até questionava se de fato ela existia.

“Ele era bem arredio na aceitação da pandemia”, conta Enoque, que junto com outra irmã, fizeram o que puderam para que Eli procurasse um médico.

“Ele achava que era politicagem, que queriam se aproveitar da situação e gastar dinheiro do povo à toa e quem morria, morria de outras doenças e não de coronavírus, que isso tudo era só pra amedrontar o povo”, continuou. E infelizmente, Eli foi vítima fatal da doença na qual não acreditava.

Como caminhoneiro, ele trabalhava para uma empresa em Dourados, onde fazia os carregamentos e de lá, saía para as entregas em Paulínea (SP), às vezes Porto de Paranaguá (PR) e outros locais entre esses dois Estados. Ele, no entanto,  morava em Campo Grande, no bairro São Conrado.

“As duas últimas viagens que fez foi para Paulínea e na última, chegou aqui e já estava mal”, disse o contabilista, lembrando que esse dia foi uma quinta-feira, 21 de maio.

Eli e alguns dos seus irmãos, ao lado do pai, que faleceu ano passado. (Foto: Arquivo Pessoal)
Eli e alguns dos seus irmãos, ao lado do pai, que faleceu ano passado. (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo o irmão, Eli se queixou de estar tonto e cansado. Passou pela casa de Enoque rapidamente e foi para casa. No dia seguinte, Enoque telefonou perguntando como estava, e Eli relatou que estava com sinusite, tendo febre e dor de cabeça. Para o irmão, aquilo soou estranho e o alerta se acendeu.

“Por ele ser caminhoneiro, a gente se preocupava. Ele lidava com muita gente, cozinhava bem e estava sempre com colegas em volta. A gente tinha medo do coronavírus”, sustentou Enoque, lembrando que a irmã Rute, que foi uma das últimas ver o irmão vivo, compartilhava do mesmo temor.

Ainda na sexta-feira, o caminhoneiro reclamou ao irmão, ao telefone, que estava sem fome e sem paladar. Orientado a procurar um médico, ele não foi.

Passado o fim de semana, a situação piorou e Eli parecia estar com falta de ar. Assim, segunda-feira os irmãos se propuseram a levá-lo para atendimento de saúde, mesmo que ele não quisesse.

À noite, Rute saiu até a casa de Eli para acompanhá-lo, mas antes, ligou para o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), que o encaminhou para o CRS (Centro Regional de Saúde) do bairro Coophavilla II.

De lá, ele seguiu sem acompanhante para o HRMS (Hospital Regional Rosa Pedrossian), de onde saiu direto para ser enterrado, na tarde de sábado, 30 de maio.

“Já falamos pro Samu que era suspeita de coronavírus e eles foram buscá-lo. Quando levaram ele pro Regional, já falaram que ninguém podia ir junto”, lamentou Enoque, dizendo que foi a última vez que viu o irmão vivo.

O técnico em contabilidade contou ainda que na terça-feira o irmão já foi entubado para respirar por aparelhos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Nos dias seguintes, o quadro, apesar do tratamento, foi piorando e culminou no falecimento.

Adventista, Enoque fala que apesar de acreditar na vida eterna e esperar a volta de Jesus com esperança, “como ser humano, eu sinto falta, claro que meu irmão faz falta. É muito difícil falar que está tudo bem. Nós todos estamos sujeitos à morte, apesar de Deus não nos ter criado para isso”, acredita.

Eli deixa duas filhas adultas e outros nove irmãos, que somam à dor de perdê-lo, o fato de isso ter acontecido justamente um ano depois de terem perdido os pais. “Mas eles, pelo menos, estavam idosos, morreram de velhice”, finaliza Enoque.

Nos siga no Google Notícias