Onça resgatada dos incêndios, Itapira dá à luz a dois filhotes no Pantanal
Atualmente, o animal vive na Fazenda Caiman, em Miranda
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A onça-pintada Itapira, que sobreviveu aos incêndios do Pantanal em 2024 com graves queimaduras nas patas, deu à luz dois filhotes. O animal, que passou por tratamento no Instituto Nex, incluindo transplante de pele, retornou ao seu habitat natural na fazenda Caiman, em Miranda. Após ser avistada pela primeira vez um mês depois de sua reintegração à natureza, Itapira foi vista descansando em um ipê-roxo e, posteriormente, acasalando com um macho chamado Robusto, também monitorado pela organização Onçafari, que agora busca mais informações sobre os filhotes recém-nascidos.
A onça-pintada Itapira deu cria a dois filhotes. Ela ficou conhecida por sobreviver aos incêndios que atingiram o Pantanal em 2024 e ter as quatro patas queimadas.
- Leia Também
- Onça resgatada de incêndio é vista livre na natureza no Pantanal
- Após viver romance com onça Itapira, Formoso sai no ‘tapa’ com Aurora
Atualmente, ela vive na fazenda Caiman, em Miranda, no mesmo local em que nasceu. A única confirmação é de que ela virou mamãe. A organização ambiental Onçafari, que resgatou o animal há 2 anos, também está em busca de Itapira para saber as condições de saúde dos filhotes.
A onça ficou 50 dias no Instituto Nex para tratamento, transplante de pele e cicatrização das patas. O tratamento foi feito com o mínimo de intervenções possíveis para que o animal mantivesse o comportamento arisco e selvagem que era necessário para sua eventual reintegração à natureza.
Em outubro de 2024, foi devolvida para a natureza no Pantanal. Depois de 1 mês, a Onçafari a avistou pela primeira vez na natureza. A viagem de volta durou aproximadamente 19 horas, saindo de Goiás até o Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Em janeiro de 2025, uma outra cena encantou quando a onça foi vista relaxando em cima de um ipê-roxo, na Caiman. Naquele mesmo mês, Itapira foi encontrada acasalando com o Robusto, um macho que também é monitorado pela Onçafari.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

