ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Parte da Rota Bioceânica, ponte entre Brasil e Paraguai começa a ser construída

Estrutura vai ligar as cidades de Carmelo Peralta, no país vizinho, com Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul

Guilherme Correia | 03/07/2022 13:48
Perfuração começou ontem em Porto Murtinho, no oeste sul-mato-grossense. (Foto: Reprodução)
Perfuração começou ontem em Porto Murtinho, no oeste sul-mato-grossense. (Foto: Reprodução)

Neste sábado (2), começou a etapa de perfuração para instalar estacas que formarão a ponte entre as cidades de Carmelo Peralta, no Paraguai, e Porto Murtinho, a 439 quilômetros de Campo Grande. A estrutura faz parte da Rota Bioceânica, que vai ligar os portos de Santos (SP) a Antofagasta, no Chile.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver o início das obras de fundação, com equipes utilizando o maquinário para realizar as perfurações, inicialmente, no lado paraguaio. Posteriormente, será a vez do lado brasileiro, que já teve a limpeza e remoção de árvores.

A execução da obra é feita pela empresa Etelestudos Técnicos Ltda, que venceu licitação para elaboração do estudo e projeto para construção do contorno rodoviário em Porto Murtinho. Ao todo, o investimento é de R$ 1,544 milhão.

Para o secretário estadual de Meio Ambiente e Produção, Jaime Verruck, este ato representa mais um importante passo para a consolidação e implantação da Rota Bioceânica.

Rota vai cruzar o continente e integrar dois oceanos. (Foto: Reprodução)
Rota vai cruzar o continente e integrar dois oceanos. (Foto: Reprodução)

Rota Bioceânica - A Rota Bioceânica, que liga o Brasil ao Paraguai, Argentina e Chile, faz parte do acordo binacional entre Brasil e Paraguai.

O tratado entre os países, aprovado em junho de 2016, prevê a construção de uma ponte rodoviária internacional sobre o Rio Paraguai, entre as Cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta.

Em dezembro de 2018, o então presidente do Brasil, Michel Temer (MDB), e o do Paraguai, Mario Abdo Benítez, assinaram a autorização para a construção de duas pontes com recursos de Itaipu Binacional, incluindo esta.

Ponte vai passar pelo Rio Paraguai e ligar os países. (Foto: Reprodução)
Ponte vai passar pelo Rio Paraguai e ligar os países. (Foto: Reprodução)


Nos siga no Google Notícias