ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Passageiros reclamam de voos cancelados com menos de 24h para embarque

Problema passou a se tornar frequente a partir de dezembro do ano passado

Beatriz Magalhães | 09/01/2022 13:02
Passageiros na área de espera para embarque no Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Paulo Francis)
Passageiros na área de espera para embarque no Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

Passageiros com destino e origem em Campo Grande tem reclamado de cancelamentos de voos de última hora, que de acordo com uma agência de viagens da Capital, ocorre entre o período de check-in e embarque, que corresponde a 48h.

“O problema é que os voos estão sendo cancelados sem um período de antecedência, muito em cima da hora”, afirma o agente de viagens Geovane Basílio. Ainda segundo ele, as companhias não avisam aos passageiros com antecedência, e o cliente só vai saber do problema quando chega para o embarque, o que causa transtorno.

“Essa não é uma situação diária, mas tem acontecido com frequência desde o natal. Neste período, os voos estão sempre lotados, com passageiros saindo ou voltando de férias, por exemplo. Estamos falando de aeronaves com 280 passageiros que devem ser realocados para outro voo, é muita gente”, explica o agente.

Michel e a filha haviam se programado para viajar no dia 18 de dezembro, mas embarque só foi feito no dia 20. (Foto: Arquivo Pessoal)
Michel e a filha haviam se programado para viajar no dia 18 de dezembro, mas embarque só foi feito no dia 20. (Foto: Arquivo Pessoal)

O pesquisador da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Michel Mustafa, 33 anos, se programou para viajar de férias com a filha de dois anos. O voo para Fortaleza foi comprado com antecedência para chegar no dia 18 de dezembro, no dia da viagem, Michel foi conferir o check-in, achou o horário estranho e foi conferir no site e viu que a empresa mudou o voo para o dia 20.

“Esse voo saiu por volta das 10h da manhã e eu só cheguei no meu destino às 24h. Eu acabei perdendo então o transfer que eu comprei de Fortaleza até a praia que eu iria ficar e também o valor correspondente a três dias de estadia”, conta.

“Eu tentei ligar para resolver o problema e tentar outro voo mais próximo, mas a companhia disse que não seria possível, porque já havia realocado todos os passageiros”, completa o pesquisador.

Passageiros no Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Paulo Francis)
Passageiros no Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

O agente de viagens Geovane Basílio tem aconselhado os clientes a entrar com processo contra as empresas, o que fez a também agente de viagens Paula Fancelli. “Eu só vi que meu voo tinha sido cancelado um dia antes do embarque, quando fui fazer o check-in e eles me realocaram para um outra aeronave em outro horário e em um lugar diferente do qual eu paguei”, explica Flavia.

Na volta, a agente encontrou outro problema, dessa vez, com atraso de voo e com o extravio da mala. “Em geral, os voos estão atrasando, todos praticamente, e eles cancelam, se reacomodam e sem perguntar o que queremos. Na quarta-feira [05], eu entrei com uma ação contra a Gol por danos morais e materiais”.

Para Geovane Basilio, a justificativa das empresas de que os aviões estão em manutenção não é verdadeira. “Eles não dão uma justificativa, sempre dizem que a aeronave está em manutenção, sabemos que não é isso, mas de qualquer forma, eles estão avisando muito em cima da hora”, conclui o agente.

O que fazer? - De acordo com o advogado Alex Santos, para o período que corresponde a 20 de março de 2020 a 31 de dezembro de 2021, quando a companhia aérea comunica o cancelamento do voo no momento do embarque, o passageiro pode optar pelo reembolso integral do valor pago, que deverá ser pago em até 12 meses a contar da solicitação do consumidor, com incidência de atualização do valor pelo índice do INPC, ou por crédito que podem ser utilizados na compra de outra passagem aérea na mesma companhia aérea.

Já para voos cancelados a partir do dia primeiro de janeiro deste ano, a companhia aérea tem obrigação de ofertar ao passageiro, à sua livre escolha, a opção entre reacomodação em novo voo da mesma empresa, reembolso integral do valor pago pela passagem ou execução dos serviços de outra forma, como por exemplo, acomodação em voo de outra companhia aérea ou empresa de transporte terrestre, se for o caso.

"No entanto, se o voo cancelado se tratava de uma conexão, os direitos que mencionei continuam os mesmos, contudo, a companhia aérea ainda deve conceder ao passageiro 'assistência material', como internet, alimentação e, dependendo do tempo, até mesmo hospedagem e transfer ida e volta. Isso, se o passageiro escolheu embarcar em voo com horário mais próximo ao que foi cancelado", explica o advogado.

As companhias Gol e Azul são as que mais apresentam esses problemas em Mato Grosso do Sul. Apenas uma das empresas deu retorno e em nota encaminhada ao Campo Grande News, a Azul informa que "por razões operacionais alguns voos do mês de janeiro estão sendo reprogramados. Os clientes impactados estão sendo notificados das alterações e serão reacomodados em outros voos da própria companhia, além de receber toda a assistência necessária conforme prevê a resolução 400 da Anac”.

Nos siga no Google Notícias