ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, SÁBADO  19    CAMPO GRANDE 15º

Cidades

Pela 3ª vez, licitação para cuidar de peixes do Aquário não tem interessados

Esta é a 3ª vez que licitação para contratar empresa de suporte à vida termina "deserta"

Por Silvia Frias | 13/04/2021 08:34
Um dos tanques que já recebeu impermeabilização no Aquário do Pantanal (Foto/Divulgação)
Um dos tanques que já recebeu impermeabilização no Aquário do Pantanal (Foto/Divulgação)

Mais uma vez, a licitação para contratar empresa responsável pela conclusão e funcionamento do SSV (Sistema de Suporte à Vida) dos peixes do Aquário do Pantanal terminou sem interessados. O valor total deste contrato é de R$ 6.873.497,90. Esta é a 3ª vez que o governo estadual abre disputa e não há definição.

Pelo edital do, a empresa que se habilitar e vencer, será ficará responsável pela montagem e/ou manutenção em sistema de suporte à vida de aquários ou obra correlata, com regime de sistema fechado (com recirculação de água) e filtragem da areia (mecânica, químicabiológica, sistema de ozonição e/ou ultravioleta).

Peixes que ainda estão na quarentena e, outros, foram transferidos (Foto/Divulgação)
Peixes que ainda estão na quarentena e, outros, foram transferidos (Foto/Divulgação)

Esta é a 3ª vez que ninguém concorre à licitação para conclusão do SSV. Depois da retomada da obra, em novembro de 2019, o certame foi aberto em novembro de 2020 e teve concorrência deserta no dia 20 de janeiro. No dia 28 de janeiro, foi reaberta, sendo considerada “deserta” novamente no dia 2 de março. A última abertura foi divulgada no dia 11 de março e, hoje, frustrada.

A empresa irá assumir o trabalho nos tanques ainda não finalizados. Aqueles que já tiveram impermeabilização, cenografia e sistema de suporte à vida já finalizados, implantados em fase anterior da obra, já começaram a receber peixes.

Cerca de 40 foram transferidos para 3 tanques e estão se adaptando à nova morada. Os outros ainda estão na "quarentena" montada pelo governo estadual: são cerca de 150 tanques ativos que abrigam 189 espécies de peixes neotropicais: 135 espécies pantaneiras; 55 da Amazônia; 14 africanas e outras da Oceania, Ásia e América Central.

A assessoria da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) havia informado que a pandemia prejudicou o cronograma de licitação e entrega de material e as fases foram ajustadas para não comprometer o prazo final de entrega da obra, em 2022.

Das 12 frentes de trabalho, duas já foram concluídas (de Substituição dos Vidros e Conclusão da Cobertura Metálica); seis estão em execução (Conclusão da Monocapa, Impermeabilização dos tanques, Cenografia, PCMAT, Climatização e Estrutura Metálica da Passarela), uma está em fase de contratação (Construção Civil) e três estão com licitação em andamento (Sistema de Suporte à Vida, agora, deserta, Elétrica e Automação).

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário