ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

PF cumpre mandados em MS e mais 7 estados contra invasores do 8/1

Além dos 18 mandados de busca, Justiça também determinou bloqueio de bens de investigados

Por Silvia Frias | 16/04/2024 07:01
Operação Lesa Pátria investiga ação que culminou na invasão em Brasília, em janeiro de 2023 (Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)
Operação Lesa Pátria investiga ação que culminou na invasão em Brasília, em janeiro de 2023 (Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)

A Polícia Federal cumpre mandados em Mato Grosso do Sul e mais seis estados na 26ª fase da Operação Lesa Pátria. Na ação deflagrada nesta terça-feira (16), também foi determinado o bloqueio de bens dos investigados.

Em Mato Grosso do Sul, segundo a PF, estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão. Também fazem parte da lista hoje Rio Grande do Norte (1), Santa Catarina (1), Pará (4), São Paulo (1), Minas Gerais (3), Espirito Santo (4) e Tocantins (1).

Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

As ações foram autorizadas pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.

A Operação Lesa Pátria tem como objetivo identificar pessoas que fomentaram, financiaram e promoveram os fatos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF foram invadidos por manifestantes que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos das instituições.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias