ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

PF investiga grupo que engessava até os braços para receber benefícios do INSS

Os mandados de busca e apreensão, cumpridos em Várzea Grande (MT), foram expedidos pela Justiça Federal de Campo Grande

Viviane Oliveira | 09/02/2021 07:45
Policiais federais durante cumprimento de busca e apreensão em casa localizada em Várzea Grande, no Mato Grosso (Foto: divulgação / PF)
Policiais federais durante cumprimento de busca e apreensão em casa localizada em Várzea Grande, no Mato Grosso (Foto: divulgação / PF)

Operação denominada MG2 foi deflagrada pela PF (Polícia Federal) na manhã desta terça-feira (9) para desarticular grupo de estelionato previdenciário que agia em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Os bandidos, segundo a investigação, engessavam até os braços para receber benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No total, oito policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão,  expedidos pela Justiça Federal de Campo Grande, na cidade de Várzea Grande (MT).

A investigação começou em julho de 2018 após a prisão de um dos investigados por uso de documento falso, em Fátima do Sul. Na ocasião foram apreendidas seis CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) falsas, todas com a fotografia do investigado. Os documentos eram utilizados para fazer pedidos de benefícios previdenciários em diferentes cidades de MS, como Fátima do Sul, Três Lagoas, Bataguassu e Ponta Porã.

À época foram apreendidos diversos atestados médicos suspeitos, requerimentos de benefícios previdenciários utilizando os nomes que constam nos documentos falsos encontrados em poder do investigado, radiografias e materiais utilizados para simular engessamento dos braços. Constatou-se ainda que o investigado teria obtido sucesso na concessão de alguns dos benefícios.

Durante a investigação foram encontrados indícios de que o crime foi planejado e coordenado por um estelionatário que mora em Várzea Grande. As medidas judiciais, segundo a PF, buscam reforçar as evidências da participação da dupla e outras pessoas neste e em outros esquemas criminosos relacionados a fraudes previdenciárias. Se comprovadas as suspeitas, os investigados responderão pelo crime de estelionato previdenciário e as penas podem chegar a 6 anos de prisão.

Nos siga no Google Notícias