ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Pistoleiro morto usava 2 celulares, que são peças valiosas para operação Omertà

Aparelhos foram apreendidos pela Deicor, unidade da Polícia Civil do RN que localizou José Moreira Freires, foragido desde 2019

Marta Ferreira | 16/12/2020 15:50
Material apreendido no lugar em que houve confronto e morte de "Zezinho", incluindo dois celulares. (Foto: Divulgação/Deicor)
Material apreendido no lugar em que houve confronto e morte de "Zezinho", incluindo dois celulares. (Foto: Divulgação/Deicor)

Na ação policial em que o assassino de aluguel José Moreira Freires, o “Zezinho’, acabou morto nesta segunda-feira (14) em Lagoa de Pedras (RN) a equipe da Deicor (Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado) apreendeu peça valiosa para a Operação Omertà, desenvolvida desde setembro de 2019 em Mato Grosso do Sul. Trata-se de dois telefones celulares em uso pelo pistoleiro, cujo rastreamento é considerado importante nas apurações em andamento pela força-tarefa de promotores e delegados de Polícia Civil.

O Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros) está em contato com a Deicor, sediada em Natal, desde a chegada da informação da morte de “Zezinho”, na segunda-feira à tarde.

No Rio Grande do Norte, está sendo investigada a suspeita de envolvimento do pistoleiro em plano de execução de autoridade do Judiciário. A primeira informação sugeria ser um promotor, mas depois foi declarado a possibilidade de ser um juiz.

Todas essas apurações são de interesse da força-tarefa sul-mato-grossense, pois podem ter relação com o grupo criminoso alvo da Omertà. Os delegados querem saber quais foram as relações mantidas pelo pistoleiro desde a fuga, em abril do ano passado, quando houve a execução de Matheus Coutinho Xavier, vítima no lugar do pai, o ex-policial militar Paulo Roberto Teixeira Xavier.

“PX”, apelido do ex-capitão, era desafeto da família Name, apontada como chefe de milícia armada da qual “Zezinho” era um dos pistoleiros, junto com Juanil Miranda Lima, também sumido há mais de um ano e meio.

Mais uma das perguntas a responder é se os dois tiveram contato nesse período, por exemplo. Embora seja pouco provável que os telefones ainda guardem informações de 2019, a polícia quer os dados. Com eles, ainda que não haja arquivos mais antigos, a expectaiva é saber os últimos passos do foragido e se ele ainda estava a serviço da organização criminosa alvo das ações.

Porquê o RN? - A indagação latente é sobre como  “Zezinho” foi parar exatamente na cidade nordestina, localizada a 270 quilômetros de Mossoró (RN), onde fica o presídio federal no qual estão presos cinco réus da Omertà, entre eles os dois indicados como líderes da máfia, Jamil Name, 80 anos, e Jamil Name Filho, de 43 anos.

Segundo a Deicor, o pistoleiro morto estava se dedicando ao tráfico de drogas, com a produção de crack em uma granja na área rural de Lagoa de Pedras. De acordo com o divulgado, ele estava usando pistola roubada da Polícia Civil do estado nordestino.

Ainda não há detalhamento sobre a atividade ilegal de produção de drogas, que teria começado havia apenas dois meses. Não se sabe, por exemplo, se José Moreira Freires tinha comparsas e se era alguém de Mato Grosso do Sul.

José Moreira Freires, de azul, quando foi preso por envolvimento na morte do delegado Paulo Magalhães. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
José Moreira Freires, de azul, quando foi preso por envolvimento na morte do delegado Paulo Magalhães. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Quem é – “Zezinho”, 46 anos, era condenado pela execução do delegado aposentado Paulo Magalhães, de 57 anos, ocorrida em 2013, em campo Grande, além de ser réu pela morte do estudante Matheus Coutinho Xavier.

Figurava, ainda, como acusado em processo contra integrantes da milícia armada chefiada pelos Name. Contra ele, havia dois mandados de prisão expedidos pela Justiça sul-mato-grossense. Integrada lista dos bandidos mais procurados do País, elaborada pelo Ministério da Justiça.

No lugar onde houve o confronto, de acordo com a divulgação da Deicor sobre o caso, foram encontrados dois celulares, um de modelo mais antigo e outro mais atual, material para produção de droga, como balança de precisão, touca ninta, a arma roubada, e dois documentos de identidade.

Nos siga no Google Notícias