ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Portaria autoriza contratação de 95 brigadistas contra incêndios no Pantanal

Contratos poderão ser assinados a partir de maio, válido por seis meses, sendo 1,6 mil no País

Silvia Frias | 04/05/2021 09:17
Equipe do Prevfogo em atuação nos incêndios floretais no Pantanal, no ano passado (Foto/Divulgação)
Equipe do Prevfogo em atuação nos incêndios floretais no Pantanal, no ano passado (Foto/Divulgação)

Portaria autoriza a contratação de 1.659 integrantes das equipes de brigadistas que irão combater os incêndios florestais, este ano, no Brasil. Deste total, 95 serão destinados a Mato Grosso do Sul, sediados na região do Pantanal e, especificamente, em aldeias indígenas no estado.

A portaria foi publicada hoje no Diário da União, assinada de forma conjunta pelos ministérios da Economia e do Meio Ambiente, sendo autorizativa para contratação via Ibama (Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis).

Os contratos poderão ser assinados a partir de maio, sendo válido por prazo de seis meses. A portaria não discrimina para quais estados os brigadistas serão destinados, apenas relata divisão por função, entre brigadistas, chefes de esquadrão e gerentes estadual e federal.

Em Mato Grosso do Sul, segundo o coordenador do Prevfogo em MS, Márcio Yule, serão 30 brigadistas para apoio nos trabalhos em Corumbá e 60, dividido em 4 equipes nas aldeias indígenas de Alves Barros e São João (kadiwéu) e Limão Verde e Taunay-Ipeque (terena). Na TI Alves de Barros, o contingente será de 18 pessoas, incluindo agentes de manejo integrado de fogo.

Além dos grupos de trabalho direto, MS terá ainda mais dois supervisores sediados em Campo Grande e Corumbá, totalizando os 95 para o Estado.

Yule explica que, além da ação, governamental, parceiros estão se mobilizando para enfrentar os incêndios florestais que fatalmente voltarão a acontecer no período de estiagem. “É preciso ter estrutura organizada, montar sistema de apoio que possa fazer o primeiro combate”.

Desde o começo de abril, equipes do Prevfogo e da SOS Pantanal iniciaram cadastramento para iniciar a capacitação de mais de 100 pessas no combate ao fogo. O treinamento envolve funcionários, ribeirinhos e comunidades indígenas de Aquidauana, Miranda, Corumbá e Ladário.

Também há capacitação feita por equipes do Corpo de Bombeiros em parceira com o sindicato rural de Corumbá, além de trabalhos já desenvolvidos desde o ano passado com outros parceiros, como IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Ecoa – Ecologia em Ação e o Ipê (Instituto de Pesquisa Ecológica).

No ano passado, os incêndios florestais destruíram cerca de 4 milhões de hectares no Pantanal.

Nos siga no Google Notícias