ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SÁBADO  14    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Prefeitura de Corumbá condena violência após denúncias contra PMs

Sem mencionar incidente, nota oficial é assinada pelo prefeito

Por Silvio de Andrade | 03/03/2025 15:54
Prefeitura de Corumbá condena violência após denúncias contra PMs
Policiamento ostensivo durante a folia estava sendo elogiado pela redução de incidentes graves. (Foto: Silvio de Andrade)

Em nota oficial, a prefeitura de Corumbá se manifestou nesta segunda-feira sobre segurança no carnaval, sem citar as denúncias de abordagem agressiva a foliões por parte de policiais militares integrantes do pelotão que faz rondas na festa. O fato ocorreu na madrugada de domingo, quando jovens registraram boletim de ocorrência na delegacia local acusando PMs de truculência no circuito da folia.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Corumbá se pronunciou sobre a segurança no carnaval após denúncias de violência policial. Jovens acusaram PMs de agressão durante a folia, resultando em ferimentos. O prefeito Gabriel de Oliveira destacou que segurança deve ser sinônimo de proteção e repudiou qualquer forma de violência. A segurança do evento conta com 140 policiais, 40 guardas municipais e 200 seguranças privados. A prefeitura também defendeu os ambulantes, garantindo apoio e flexibilização de horários para suas atividades.

“Carnaval é festa, é alegria, é cultura! Mas, acima de tudo, é um momento de respeito e convivência”, diz o comunicado divulgado no início da tarde desta segunda-feira, assinado pelo prefeito Gabriel de Oliveira e pela diretora-presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues, divulgado após a repercussão do incidente.

Em vídeo postado também nas redes sociais, o prefeito afirma: “segurança deve ser sinônimo de proteção. Em nossa cidade, alegria, paz e justiça sempre estarão juntas”. E completa: “Não aceitamos nenhum tipo de violência e não aceitaremos qualquer forma de excesso, seja contra trabalhadores do carnaval ou foliões”.

O confronto - A denúncia de agressão dos policiais, que seriam da unidade de Aquidauana, foi formulada por Marlon Vinícius, de 26 anos, e dois amigos durante a dispersão de foliões no carnaval, na madrugada deste domingo. O grupo relatou que tentava deixar a festa quando foi impedido de acessar uma via que os levava ao local onde haviam estacionado o veículo.

Prefeitura de Corumbá condena violência após denúncias contra PMs
Esquema de segurança conta com 140 policiais, 40 guardas municipais e 200 privados. (Foto: Silvio de Andrade)

Um vídeo que repercute nas redes sociais mostra um policial agredindo os jovens com cassetete, aos gritos: “Vão embora, somem daqui, vou prender, hein!”. Conforme denúncias, relatadas no boletim de ocorrência, três jovens ficaram feridos com marcas pelo corpo, um deles com fratura no nariz, e foram atendimento no pronto-socorro.

A segurança no carnaval corumbaense conta com o reforço de 140 policiais civis e militares de várias unidades do Estado, além de 40 guardas municipais e 200 homens de empresa privada.

Toque de recolher

A organização do carnaval também recebeu reclamações dos ambulantes da praça de alimentação, ao lado da avenida (General Rondon) onde ocorrem os desfiles, de que foram obrigados por policiais a encerrar de forma abrupta suas atividades em determinados horários, mesmo com clientes.

A única determinação de horário pré-definida durante o carnaval, segundo a prefeitura, era para os blocos independentes, os quais deveriam passar na avenida até às 4h da madrugada.

Na mesma nota oficial, o prefeito e a titular da Fundação de Cultura saíram também em defesa dos ambulantes e comerciantes da praça de alimentação. “Saibam que vocês têm todo o nosso apoio. Hoje (segunda-feira), inclusive, o horário será estendido para que possam trabalhar com tranquilidade. O que realmente importa é que todos sejam respeitados”.

O comunicado da prefeitura ainda informa que a organização do Carnaval, em contato com o Comando-Geral da Polícia Militar e o 6º Batalhão de Corumbá, “acertou a flexibilização do horário para que todos tenham condições de pular o Carnaval com tranquilidade”.

Nos siga no Google Notícias