ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Preocupados com greve, clientes tentam retirar encomendas de Correios

Funcionários de Mato Grosso do Sul aderiram à paralisação nacional desde 22h de ontem (17)

Aletheya Alves | 18/08/2020 17:21
Funcionários dos Correios estavam trabalhando na Central de Distribuição durante a tarde desta terça-feira (18). (Foto: Silas Lima)
Funcionários dos Correios estavam trabalhando na Central de Distribuição durante a tarde desta terça-feira (18). (Foto: Silas Lima)

Paralisados desde a noite de segunda-feira (17), funcionários dos Correios em Mato Grosso do Sul aderiram à greve nacional após assembleia. Sem previsão para fim da paralisação, clientes foram até a central de distribuição preocupados com a retirada de entregas.

Depois de saber da greve, Pedro Garcia, de 31 anos, foi até a rua Barão do Rio Branco  para saber sobre sua encomenda. Na Central de Distribuição e agência Estação Rodoviária, atendentes estavam encaminhando os usuários para retirada. “Fiquei sabendo e me preocupei se ia chegar em casa ou não. Aí vim descobrir, me falaram que consigo retirar por aqui mesmo”, disse.

Sem entender o motivo de não ter recebido um pedido que fez em loja online, a esteticista Ligia Soares de Oliveira Sandes, de 31 anos, também foi até a Central. Ela explicou que não sabia da paralisação, “mas agora fiquei preocupada, faz sentido. Estava esperando uma encomenda para a minha filha, sabia que estava em Campo Grande, mas não foram levar em casa”.

Ligia não recebeu encomenda em casa e descobriu greve chegando à Central de Distribuição. (Foto: Silas Lima)
Ligia não recebeu encomenda em casa e descobriu greve chegando à Central de Distribuição. (Foto: Silas Lima)

Conforme informado pela presidente do Sintect-MS (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de MS), Elaine Regina de Souza Oliveira, a estimativa é que 90% dos setores sejam suspensos durante a greve. Na manhã de hoje, 3 dos 5 funcionários na agência da Avenida Bandeirantes não foram trabalhar.

Sobre o balanço do primeiro dia, Elaine diz que o Sindicato continua tentando convencer a adesão de mais funcionários. “Vemos como positivo para um primeiro dia de greve, mas estamos tentando que outros colaboradores comecem a partir de amanhã também”, comentou. Em Campo Grande, são 600 trabalhadores nos Correios, enquanto o total no Estado soma 1,3 mil.

O principal motivo da greve envolve a volta das cláusulas suprimidas do acordo coletivo que valeria até 2021. De acordo com a presidente do sindicato, entre as perdas estão 30% de adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, indenização por morte e pagamento adicional noturno.

Em nota, a assessoria dos Correios alega que não pretendem retirar direito dos empregados, mas que propõe ajustes dos benefícios concedidos ao que está previsto na CLT e outras legislações.

Nos siga no Google Notícias