ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Procura por exames de covid faz Lacen dobrar demanda e chegar ao limite

Local que fazia 4 mil análises por semana agora trabalha com números entre 8 mil e 9 mil exames

Nyelder Rodrigues e Ana Oshiro | 11/03/2021 08:34
Testes de covid 'padrão ouro' apresentaram significativa alta em Mato Grosso do Sul (Foto: Kisie Ainoã/Arquivo)
Testes de covid 'padrão ouro' apresentaram significativa alta em Mato Grosso do Sul (Foto: Kisie Ainoã/Arquivo)

A pandemia de covid-19 segue forte no Brasil e Mato Grosso do Sul vem experimentando uma recente alta dos números, com redução do total de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) disponíveis e cada vez mais pessoas infectadas. Muitas delas não necessitam de internação ou sequer apresentam sintomas.

Contudo, a realização de exames para constatação da doença é cada vez maior, com uma demanda que nas últimas semanas chegou a dobrar e fez o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), da SES (Secretaria de Estado de Saúde), chegar ao seu limite.

"O nosso Lacen tem recebido muito mais [exames para serem analisados] do que recebia a 30, 45 dias atrás", frisou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, durante live realizada esta semana ao lado do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Conforme números apurados pela reportagem junto à pasta estadual de saúde, em média a demanda por exames semanalmente ficou na casa das 4 mil análises no Lacen durante o mês de janeiro e parte de fevereiro, quando começou haver um aumento.

Esse crescimento coincidiu com a propagação pelo país e recente chegada ao Mato Grosso do Sul da variante P1 do novo coronavírus. Atualmente, os exames de covid-19 analisados pelo Lacen estão na marca dos 8 a 9 mil, semanais.

Ainda segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde, a unidade possui capacidade diária de processamento de 1,5 mil exames de covid-19 - os exames em questão são o RT-PCR, o chamado 'padrão ouro', já que possui maior precisão.

Reforço - Em fevereiro, a SES recebeu da rede de frigoríficos JBS a doação de um extrator de material genético que serviu para acelerar o ritmo das análises do Lacen. Contudo, o prazo para análises depende também de outros equipamentos. Ao todo, há três máquinas de extração de material genético no Lacen.

Mesmo diante da alta demanda revelada por Geraldo Resende e confirmada pela SES, o boletim epidemiológico mostra uma queda de amostras em análises e de casos sem encerramento nos sistemas pelos municípios.

De acordo com o boletim de 12 de janeiro, segunda terça-feira daquel mês, haviam 2.108 amostras em análise e 6.560 casos 'empacados' nos municípios. As notificações da doença estavam em 494.423. Já em fevereiro, no dia 9, também segunda terça-feira do mês, era 301 amostras em análise e 4.841 paradas nos municípios.

Naquela época, as notificações estavam em 552.965. Já nessa terça-feira, também a segunda do mês de março, os casos em análise eram 776, com 5.402 parados nos municípios e 610.264 notificados registrada em Mato Grosso do Sul.

Demora - Os relatos em demora para conseguir marcar a testagem e também em receber o resultado dos exames são muitos, e aparece entre eles o caso da jovem autônoma Caroline da Cunha Gonzales, de 23 anos. O local que ela tenta e não consegue fazer a coleta é a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Universitário, na Capital.

O caso foi registrado na última segunda-feira (8) pelo Campo Grande News. Caroline mora com a mãe, de 50 anos, e com a avó, de 72 anos, e apresenta sintomas da doença há uma semana, sem conseguir o agendamento do teste RT-PCR.

Em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), foi informado que há 700 testes disponíveis por dia em Campo Grande em 24 unidades de saúde, além de uma aos finais de semana. O teste rápido pode ser feito de imediato, porém o RT-PCR deve ser agendado por telefone, sendo feito pelo Corpo de Bombeiros.

Ainda segundo a secretaria, nas últimas semanas houve um aumento em torno de 20% a procura pelos testes devido o aumento no numero de casos, porém não é possível afirmar que a fila de espera seja de duas semanas. Também foi feito contato com o Corpo de Bombeiros para saber informações sobre os testes, mas não houve retorno.

Nos siga no Google Notícias