ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Rosa Weber autorizou buscas contra Trutis por farsa e porte ilegal de arma

PF foi a endereço no Carandá que pertence a irmão do deputado federal; ordens são para encontrar provas de "atentado fake"

Anahi Zurutuza e Paula Maciulevicius Brasil | 12/11/2020 11:35
Inquérito tramita em sigilo no STF (Foto: Reprodução)
Inquérito tramita em sigilo no STF (Foto: Reprodução)

Os 10 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao deputado Loester Carlos, o Trutis (PSL-MS), foram expedidos a mando da ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal). Consta em documento entregue aos investigados no momento do cumprimento das ordens, ao qual o Campo Grande News teve acesso, que o inquérito contra o parlamentar investiga três crimes, "porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, disparo de arma de fogo e falsa comunicação de crime".

Em Campo Grande, um endereços onde a PF fez buscas fica no Carandá Bosque. O alvo deste mandado, especificamente, é Alberto Carlos Gomes de Souza, irmão de Trutis.

A orientação para os policiais nos mandados era procurar “particularmente armas, munições e petrechos”, diz o texto que saiu do gabinete de Rosa Weber.

Além das buscas nos imóveis, a ministra autoriza que policiais vasculhem o “interior de veículos que se encontrem no local em que for conduzida a medida”.

Os mandados também permitem a apreensão dos celulares dos investigados. “Fica autorizado, desde logo, à autoridade policial ou ao Ministério Público o acesso aos documentos e dados armazenados em eventuais computadores e arquivos eletrônicos apreendidos no local”, continua a ordem de Rosa Weber.

Imóvel no Carandá alvo de mandado de buscas (Foto: Henrique Kawaminami)
Imóvel no Carandá alvo de mandado de buscas (Foto: Henrique Kawaminami)

Preso - Alvo de mandado de busca e apreensão, Loester Carlos foi preso por suspeita de posse ilegal de arma de fogo, crime previsto no artigo 12 da Lei nº 10.826/2003. A informação foi confirmada por fonte ao Campo Grande News.

Conduzido à Superintendência da PF em Campo Grande, o deputado presta esclarecimentos nesta manhã. Pode ser ouvido e liberado, sob pena de ter de pagar fiança ou não.

Atentado fake - A Polícia Federal colocou 50 agentes nas ruas de Campo Grande e Brasília (DF), nesta quinta-feira (12), em investigação sobre “atentado fake”, forjado pelo parlamentar em fevereiro deste ano.

Segundo a PF, a ação foi batizada Tracker, "rastreador" em inglês, porque “faz referência ao intenso trabalho investigativo realizado pela Polícia Federal em busca de provas para a completa elucidação dos fatos e identificação dos autores”.

A operação, informa nota da Polícia Federal divulgada nesta manhã, "tem como foco suposto atentado a deputado federal ocorrido no início do ano".

Imagem publicada pelo parlamentar em rede social, em fevereiro deste ano, mostra carro com marcas de tiros (Foto: Reprodução do Facebook)
Imagem publicada pelo parlamentar em rede social, em fevereiro deste ano, mostra carro com marcas de tiros (Foto: Reprodução do Facebook)

A denúncia - No dia 16 de fevereiro deste ano, um domingo, Trutis publicou no Facebook, por volta das 9h, que ele e sua equipe haviam sofrido atentado à caminho de Sidrolândia - distante 70 quilômetros de Campo Grande. O parlamentar alegou ter sido vítima de emboscada e narrou que revidou o ataque.

“O carro em que estavam foi alvejado por, no mínimo, 5 disparos”, dizia a nota divulgada na rede social.

A imagem anexada à postagem mostra um carro Toyota Corolla preto com vidros estilhaçados e marcas de bala. “O deputado conseguiu revidar o ataque. Apesar da emboscada, todos estão bem e sem ferimentos”, continuava comunicado.

Loester Carlos contou que acionou o Bope (Batalhão de Operações Especiais), que levou o deputado até Polícia Federal de Campo Grande, onde ele fez a denúncia.

Nos siga no Google Notícias