ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Sancionada lei que assegura vaga para filhos de vítimas de violência

Justificativa é que estas mulheres precisam mudar de endereço para fugir dos agressores

Leonardo Rocha | 10/07/2019 08:50
Filhos de vítimas terão prioridade na rede estadual (Foto: Arquivo)
Filhos de vítimas terão prioridade na rede estadual (Foto: Arquivo)

Filhos de mulheres vítimas de violência terão assegurada a prioridade nas matrículas da rede pública do Estado, em Mato Grosso do Sul. Esta proposta que tinha sido aprovada na Assembleia foi sancionada pelo governo, se tornando lei estadual. A justificativa é que estas pessoas precisam mudar de endereço, para fugir e se afastar dos agressores.

A proposta do deputado Marçal Filho (PSDB) teve o aval dos colegas de Parlamento e passou pelo crivo do governo estadual. Nestes casos de violência doméstica, quando a pessoa resolver deixar o lar, procura abrigo na casa de amigos ou parentes, e muitas vezes precisa mudar a escola do filho.

Esta medida foi incluída na lei estadual 4.525, de maio de 2014, para ficar assegurada esta vaga e prioridade. O tema teve apoio na Assembleia, com os deputados concordando que se precisa de mais medidas efetivas de apoio às vítimas e combate aos agressores de mulheres.

Neste primeiro semestre foram aprovados vários projetos sobre este tema, entre eles a inclusão da “Lei Maria da Penha” em discussões nas escolas estaduais, assim como restrição aos agressores de mulheres, quando estes forem condenados, de programas sociais, entre eles de habitação.

Nos siga no Google Notícias