ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Secretário de saúde diz que haverá "reação" contra adiamento de geolocalização

Sites nacionais repercutiram pedido de suspensão do serviço pelo presidente Jair Bolsonaro

Lucia Morel | 13/04/2020 18:44
Atualmente, dados de localização são coletados via GPS. Com novo sistema, dados seriam através de mapas de calor para identificar aglomerações. (Foto: Reprodução InLoco)
Atualmente, dados de localização são coletados via GPS. Com novo sistema, dados seriam através de mapas de calor para identificar aglomerações. (Foto: Reprodução InLoco)


O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, acredita que tanto secretários municipais e estaduais de saúde, através de suas entidades específicas, vão reagir à decisão do governo federal em adiar a aplicação da geolocalização via celular para monitorar o isolamento social.

Sites nacionais repercutiram publicação do ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que informou sobre a suspensão do serviço, que estava programado para começar na quarta-feira.

“A gente já ocupa uma posição que nos envergonha. Somos os últimos em isolamento no Brasil, e essa ferramenta é importantíssima no combate à expansão do vírus”, comentou Resende.

Para ele, “vai haver reação dos secretários muncipais e dos estaduais de todo Brasil”, avalia. As entidades que representam tais setores são o Conasems (Conselho Nacional de Secretários Nacionais de Saúde) e o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

Resende ainda se posicionou descontente como que chama de “dubiedade” entre as ações do Ministério da Saúde e do governo federal, na pessoa do presidente Jair Bolsonaro, que foi quem demoveu de Pontes o poder para efetivar a geolocalização de dados.

“É o Ministério da Saúde que preconiza esse caminho do isolamento, foi ele que nos ajudou a apontar esse caminho e o próprio governo tem se posicionado contra o isolamento. Essa dubiedade prejudica o combate à pandemia”, lamentou.

GEOLOCALIZAÇÃO - No dia 27 de março, Marcos Pontes anunciou uma parceria com operadoras para utilizar os dados de geolocalização de aparelhos celulares para monitorar o fluxo de pessoas durante a epidemia.

O acordo previa a utilização de dados da Algar, Oi, Claro, Vivo e Tim. Na ocasião, a informação era de que os dados seriam repassados ao governo de forma anônima, gerando mapas de calor e sem identificar os donos dos aparelhos.

Pontes relatou que recebeu uma ligação de Bolsonaro pedindo que a "ferramenta só fosse usada após análises extras pelo governo". "Atualmente, a ferramenta ainda está sob análise do Governo Federal quanto à aplicabilidade, garantia de privacidade e modo de operação", disse.

O ministro ainda informou que o governo federal não tem participação nos acordos firmados por governos estaduais com as operadoras. "Quanto aos estados, eles têm autonomia e podem ter acordos diretos com as operadoras. O governo federal não tem controle ou participação nesses acordos".

Nos siga no Google Notícias