ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Secretário nacional elogia atuação de polícia de MS em conflito com indígenas

Em vídeo de pouco menos de 1 minuto e meio, Nabhan Garcia ainda diz que Governo Federal está à disposição

Por Ana Paula Chuva | 28/06/2022 13:05



Em vídeo, o secretário nacional de Assuntos Agrários, Nabhan Garcia elogia a atuação da segurança pública de Mato Grosso do Sul durante o conflito com indígenas Guarani e Kaiowá em área da Fazenda Borda da Mata, ocupada no dia 23 de junho, em Amambai, distante 351 quilômetros de Campo Grande.

Após ocupação dos indígenas, equipe do BPChoque (Batalhão de Choque da Polícia Militar) foi até a área de retomada na manhã de sexta-feira (24), onde teve início o conflito que acabou com feridos e um morto.

Na filmagem, enviada pelo secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, Nabhan começa alegando que ninguém, nem indío e nem falso índio tem alvará de impunidade e que todos os crimes são de competência dos órgãos de segurança pública dos estados.

Em seguida, no vídeo, o secretário cita a invasão que aconteceu na semana passada em Amambai e elogia a atuação da segurança pública de Mato Grosso do Sul dizendo que o Governo Federal está a disposição do Estado.

“Eu quero aqui parabenizar os órgãos de segurança pública de Mato Grosso do Sul. Parabenizar o governo de Mato Grosso do Sul, porque restabeleceu a ordem, restabeleceu o estado democrático de direito. Podem contar com o Governo Federal”,diz Nabhan.

O vídeo tem pouco menos de 1 minuto e meio e nesse tempo Nabhan declara que é preciso descobrir o porquê de em ano eleitoral as invasões de propriedades privadas, “por índios ou falsos indígenas”.

“Precisamos acionar as instituições para saber se existe alguma organização por trás disso dai. Patrocinando invasão, patrocinando crime. Porque em 2016, na CPI do Índio ficou comprovado sim que tinha ONG que recebia milhões e tava lá por trás patrocinando essas invasões”, afirma o secretário.

Ele termina a filmagem, parabenizando novamente a atuação da polícia e do governo de Mato Grosso do Sul pela atuação na retomada e reforça que o Estado pode contar com Governo Federal.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também