ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Segunda criança morta por escorpião em MS chegou sem vida ao Hospital Regional

Menino, de 7 anos, foi picado pelo animal em Cassilândia e encaminhado para a Capital

Guilherme Correia | 05/05/2022 10:00
Entrada da Santa Casa de Cassilândia, no município do interior sul-mato-grossense, para onde vítima foi encaminhada inicialmente. (Foto: Reprodução/Rádio Jota)
Entrada da Santa Casa de Cassilândia, no município do interior sul-mato-grossense, para onde vítima foi encaminhada inicialmente. (Foto: Reprodução/Rádio Jota)

João Pedro dos Santos Pereira, de sete anos, foi o segundo paciente morto por ataque de escorpião confirmado no Estado. A vítima chegou sem vida no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), segundo o médico Sandro Benites, do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica).

A fatalidade aconteceu em casa no município de Cassilândia, distante 419 quilômetros de Campo Grande, na segunda-feira (2). Outro óbito, de uma menina de três anos, foi registrado em Paranaíba, no dia 28 de abril.

De acordo com a direção da Santa Casa de Cassilândia - que, assim como outros locais do interior sul-mato-grossense, não possui UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica, a criança foi trazida pela mãe “referindo ter sido picada por um escorpião em região do pescoço”, com sintomas de “náuseas, palidez e sudorese”.

“Foi seguido o protocolo para picada de escorpião e com a evolução do caso, foi solicitado a transferência, a qual foi cedida para Campo Grande”, afirmou, em nota, a unidade hospitalar. O HRMS, por outro lado, disse não informar dados de pacientes à imprensa.

Ainda que este animal seja encontrado em praticamente todos os municípios do Estado, Benites ressalta que a região do Bolsão tem gerado preocupação extra para as autoridades em saúde, já que possuem alta presença dos Tityus serrulatus, conhecidos popularmente como escorpiões-amarelos.

“Virou uma praga urbana e a região de Cassilândia, Três Lagoas, Paranaíba está tomada pelo Tytius serrulatus, o escorpião-amarelo gigante, que é o que mais mata, o mais venenoso", afirmou o médico.

Em todo ano de 2021, os oito municípios que tiveram maior incidência de ataques desses aracnídeos, segundo dados do Ministério da Saúde levantados pela reportagem, foram Brasilândia (1,2 mil casos por 100 mil habitantes), Rochedo (644), Inocência (607), Cassilândia (521), Anaurilândia (383), Bataguassu (342), Nioaque (333) e Paranaíba (299).

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas chegou a emitir alerta para a população sobre o aumento das ocorrências de acidentes em diversos bairros da cidade. Entre as orientações, estão manter quintais e residências limpos, livres de entulhos, além de conservar para evitar a proliferação de baratas, alimento preferido dos escorpiões.

A população pode acionar o Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência), por meio do telefone 192, ou o Corpo de Bombeiros Militar, no 193, além de levar o paciente com urgência para atendimento médico na unidade mais próxima de casa, assim que o acidente acontecer.

Nos siga no Google Notícias