ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Outra criança morre sob suspeita de picada de escorpião; 2° caso em 3 dias

Secretaria de Saúde investiga se morte foi causada por picada do animal e intensificou combate a vetores

Mirian Machado | 03/05/2022 16:58
Criança foi atendida na Santa Casa de Cassilândia. (Foto: Divulgação)
Criança foi atendida na Santa Casa de Cassilândia. (Foto: Divulgação)

João Pedro Santos Barbosa, de 7 anos, morreu na manhã de ontem (2). A suspeita é de que a morte tenha ocorrido após picada de escorpião, em Cassilândia, cidade a 419 km de Campo Grande.

Segundo o secretário Municipal de Saúde José Lourenço Braga Líria Marin, a criança deu entrada no hospital no domingo após o almoço e havia sido transferida para Campo Grandesna manhã de ontem, quando não resistiu.

De acordo com o secretário, as causas da morte ainda são investigadas. “Não tive acesso ao atestado de óbito, então, ainda não sabemos se realmente foi picada de escorpião, porém a família afirma que sim, pelos sintomas, a criança teve febre, sinais no corpo e a evolução, mas não encontraram o inseto”, explicou Braga.

Sobre a infestação na cidade, Braga afirmou que tem aparecido escorpiões sim no município, mas que a secretaria tem intensificado os trabalhos de combate a todos os vetores como escorpiões e a dengue. “Já estávamos mobilizando nossas equipes, faremos mutirão de limpeza e retiraremos entulhos, que é o que mais gera escorpiões. Lamentamos muito o óbito”, afirmou.

A escola onde João estudava lamentou o falecimento da criança.

Primeiro vítima - Caso confirmado, este será o 2º caso de morte por picada de escorpião este ano em Mato Grosso do Sul. Na sexta feira (29), uma menina de 3 anos morreu em Paranaíba após ser picada pelo aracnídeo no quintal de casa em Paranaíba. Ela entrou na residência alegando dor no pé. Teve febre e foi para o hospital. Mesmo após tomar várias unidades do soro antiescorpiônico, ela não resistiu e faleceu.

“Ela deu entrada às 19h. Tomou oito doses do soro antiescorpiônico, passou a noite aqui, depois precisou ser entubada, mas não resistiu e faleceu às 7h de sexta-feira (29)”, informou a assistente social do hospital, Sueli Messias.

Cuidados - Embora a dedetização seja uma das ferramentas mais utilizadas para combater a presença de animais peçonhentos, a prática pode provocar acidentes caso o morador não tome algumas providências.

"Para evitar a ocorrência dentro de casa, principal medida é a barreira física, ou seja, é preciso vedar todos os ralos, pias, optar por ralos com sistema abre e fecha, sempre mantê-los bloqueados, abrindo somente na hora de utilizar", enumera a médica-veterinária do CCZ, Ana Paula Nogueira.

Além dos cuidados internos às residências, a médica-veterinária destaca ainda, medidas que devem ser adotadas ao redor das casas, de forma a impedir que o animal tenha acesso a área. "Na parte externa, indicamos cuidar dos lugares onde sai aqueles fios elétricos, caixas de passagens de encanamento, vedar as frestas nos muros, onde não é rebocado principalmente, já que, muitas vezes, eles se escondem lá", enfatiza Ana Paula.

O que fazer - Ao ser picado pelo animal, a primeira coisa a se fazer é lavar a região com água e sabão. Posteriormente, é necessário acionar a equipe de emergência para receber atendimento médico.

O alerta principal para esses acidentes aponta para as crianças, as principais possíveis vítimas letais do veneno do animal, tendo em vista que devido à massa corpórea, o veneno se espalha de forma mais rápida na corrente sanguínea.

Nos siga no Google Notícias