ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Sejusp acata pedido da OAB para advogados terem acesso ao Sigo

Sistema concentra boletins de ocorrência e, segundo a ordem, acesso vai facilitar o trabalho dos profissionais do Direito

Marta Ferreira | 02/08/2019 12:43
Representantes da OAB reunidos com secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e autoridades da área da segurança. (Foto: Divulgação)
Representantes da OAB reunidos com secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e autoridades da área da segurança. (Foto: Divulgação)

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) vai liberar acesso de profissionais da advocacia ao Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operaciona). A medida atende a pedido feito pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul, em ofício assinado pelo secretário-geral da entidade, Stheven Razuk.

Comemorada pela direção da Ordem, a medida foi tema de reunião nesta exta-feira (2), da qual participaram a secretária-geral adjunta Eclair Nantes, o secretário de Segurança Pública Antônio Carlos Videira, o superintendente de Inteligência de Segurança Pública, o delegado Antônio Carlos Costa Meyer e o coordenador de Fiscalização e Controle da Sejusp, Michel Weiler Neves. Na ocasião foram definidos os termos de cooperação.

“É uma vitória para a classe, uma vez que houve uma paridade de armas em relação ao processo, com Ministério Público e Defensoria Pública que já tinham acesso ao Sistema”, afirmou Stheven Razuk. De acordo com eles, agora advogados de todo o Estado vão poder acessar os boletins de ocorrência de seus clientes, entre outros.

Na reunião, de acordo, foram definidos os pontos principais do termo de cooperação entre a Ordem e o governo do Estado. O secretário-geral da OAB-MS agradeceu ao governo do Estado, na pessoa do secretário Antônio Carlos Videira, e também ao presidente da Ordem no Estado, Mansour Karmouche, pela carta branca dada para desenvolver o projeto. Segundo ele, é uma iniciativa “que recupera a autoestima da advocacia e garante isonomia entre os atores do processo judicial”, celebrou.

Mansour Elias Karmouche afirma que se abre mais um canal de trabalho para a advocacia. Para ele, é um passo importante, pois o acesso ao Sigo facilita a vida dos advogados quanto necessitam de informações para atendimento de seus clientes.

Agendado – Para a concretização da medida, a assinatura do Termo de Cooperação será realizada no Colégio de Presidentes da OAB/MS, em 26 de setembro. Após a assinatura, será dado treinamento ao quadro de funcionários da entidade para franquear o acesso ao Sigo em dependências pré-determinadas da Seccional e das Subseções.

Para a Secretária-Adjunta Eclair Nantes, “é uma grande conquista para a advocacia do Estado, que contará com mais essa ferramenta, para o exercício do mister”, comemora a secretária-adjunto Eclair Nantes. “Por isso, nossos funcionários responsáveis pelo trabalho farão curso de treinamento visando um melhor conhecimento e acesso ao sistema para atender a advocacia”, afirmou.

Rápido - O pedido para acesso foi feito em junho e menos de dois meses depois, a advocacia de Mato Grosso do Sul recebeu a notícia de que irá acessar os boletins de ocorrência de forma online, assim como ocorre com os jornalistas do Estado.

O Sigo de Mato Grosso do Sul concentra as informações de ocorrências policiais que reúne todos os órgãos de segurança pública, desde a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito até Agência Penitenciária, Defesa Civil, Guarda Municipal e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Nos siga no Google Notícias