ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Servidor estadual pode voltar para trabalho em home office a partir de segunda

Cabe aos dirigentes de cada pasta editar o ato dispondo sobre aplicação e alcance da medida

Tainá Jara | 10/03/2021 14:18
Parte dos servidores estaduais voltaram para trabalho presencial, no Parque dos Poderes, durante a pandemia (Foto: Divulgação/Governo do Estado)
Parte dos servidores estaduais voltaram para trabalho presencial, no Parque dos Poderes, durante a pandemia (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Decreto, publicado nesta quarta-feira, com novas medidas para frear o avanço das contaminações pelo coronavírus, autoriza os servidores estaduais a retornarem ao regime de teletrabalho, a partir da próxima segunda-feira.

Conforme a recomendação, cabe ao dirigente máximo das pastas definir sobre a aplicação e o alcance desse regime, observados os limites do decreto regulamentador e a continuidade da prestação dos serviços públicos.

Paralelamente ao regime de teletrabalho, os dirigentes máximos dos órgãos e das entidades públicas estaduais ficam autorizados a adotar outras medidas necessárias à redução do fluxo de pessoas, a exemplo da instituição de reuniões virtuais e do regime de revezamento de turnos, desde que não acarrete prejuízos ao serviço e se observem os regulamentos expedidos sobre a matéria.

Há servidores trabalhando de casa desde o início da pandemia, no entanto, o número foi reduzindo conforme o afrouxamento das medidas se biossegurança. Há desde março de 2020, decreto instituindo o regime excepcional de teletrabalho. Quem se encaixar nas regras já instituída, pode solicitar o retorno ao trabalho remoto.

Conforme o texto de março, a adesão do servidor ao modelo remoto é facultativa, terá prazo determinado.

A realização de teletrabalho será restrita aos servidores que, em razão da natureza do trabalho, tenham condições de prestá-lo remotamente e sem prejuízo ao serviço público, com o intuito de que permaneçam em suas residências e evitem, o quanto possível, contato com outras pessoas.

É necessário que o servidor disponha de acesso à internet e de equipamentos de informática e de comunicação para a perfeita execução de suas atividades, ficando assegurado, pelo setor de informática dos órgãos e das entidades o acesso e o suporte remoto aos sistemas para o efetivo desempenho dos serviços em casa.

O governo do Estado possui cerca de 80 mil servidores estaduais. Mato Grosso do Sul registra 190.392 casos confirmados de covid-19 e 3.516 óbitos.

Nos siga no Google Notícias