ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Supermercados seguem funcionando após às 20h, mas só com 1 pessoa por família

Decreto com novas medidas de restrição foi publicado hoje em edição extra do Diário Oficial do Estado

Ana Paula Chuva e Miriam Machado | 10/03/2021 12:52
No começo da pandemia entrada era controlada em supermercados. (Foto: Henrique Kawaminami)
No começo da pandemia entrada era controlada em supermercados. (Foto: Henrique Kawaminami)

O decreto com novas medidas de restrição para prevenção a proliferação da covid-19 foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (10), entre as novas restrições o documento proíbe a entrada de mais de uma pessoa da mesma família em supermercados, durante o toque de recolher.

Atualmente não há restrições para supermercados, porém são exigidos dentro dos estabelecimentos o uso de máscara e a disponibilização de álcool gel para higienização das mãos e carrinhos dos clientes.

Com o novo decreto, os supermercados podem funcionar durante o toque de recolher que, a partir do próximo domingo (14) passa a vigorar das 20h às 5h, porém devem restringir a entrada simultânea de pessoas da mesma família, exceto em casos de acompanhamento especial necessário.

Por ser considerado serviço essencial, nos finais de semana a abertura permanece normal, diferente das atividades não essenciais que podem abrir as portas das 5h às 16h tanto aos sábados como aos domingos.

Segundo o documento, os supermercados e estabelecimentos da mesma natureza, exceto lojas de conveniência, também devem proibir o consumo de bebidas e comidas no local. Nos locais a limitação total deve ser de no máximo 50% da capacidade com o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os clientes.

Vale lembrar que o decreto foi publicado hoje, mas só começa a vigorar dia 14 de março e tem validade de 14 dias.

A medida é vista com bons olhos para a Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados. Segundo o presidente da instituição, Edmílson Jonas Verati a restrição já havia sido pedida a muito tempo pelo setor.

"Vemos que hoje as pessoas vão com as famílias, levam filhos, mãe, avós. Não é sadio. Nas lojas já pedimos e orientamos que vá somente uma pessoa por família. É uma medida simples que diminui muito a circulação de pessoas. ", disse Edmílson.

Sobre o controle da entrada, Edmílson destaca que os estabelecimentos não tem força de polícia, mas conta com fiscais que hoje já ficam nas entradas aferindo temperatura e aplicando álcool nas mãos dos clientes.

"Esses fiscais ficarão responsáveis por orientar as pessoas. Caso haja alguém forçando descumprimento acionarão vigilância sanitária e polícia, é o que eles podem fazer. Vemos a restrição com bons olhos.

Nos siga no Google Notícias