ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

STF decide que Defensoria de MS pode solicitar informações sem ordem judicial

Corte decidiu que lei complementar que organiza a Defensoria Pública de MS não afronta a Constituição

Liana Feitosa | 15/07/2022 13:18
Fachada da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, na Capital. (Foto: Aquivo)
Fachada da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, na Capital. (Foto: Aquivo)

Por unanimidade o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou improcedente a ação ajuizada pelo procurador-geral da República Augusto Aras contra lei que garante a defensores públicos de MS a prerrogativa de solicitar documentos e informações sem a necessidade de ordem judicial.

Na ação, Aras alegava que o poder requisitório conferido às Defensorias Públicas Estaduais, sem necessidade de autorização judicial para isso, desequilibraria a relação processual, especialmente no que se refere à produção de provas. Ele ainda afirmou que isso dava à categoria uma prerrogativa que os advogados privados não têm.

Foi por isso que o ministro sustentou que a Lei Complementar 111/2005, que organiza a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, afronta os princípios constitucionais da isonomia, da inafastabilidade da jurisdição, do contraditório e do devido processo legal.

No entanto, a sustentação de Aras foi derrubada pela Corte. O relator das ações, ministro Ricardo Lewandowski, rejeitou os argumentos apresentados pelo procurador-geral e ressaltou que o plenário do STF já firmou entendimento pacífico de que a previsão legal que confere às Defensorias Públicas o poder de requisitar de agentes e órgãos do poder público, assim como de entidades privadas, documentos, informações, materiais, esclarecimentos e providências indispensáveis ao cumprimento das suas funções institucionais não interfere no equilíbrio da relação processual, uma vez que viabilizam o acesso facilitado e rápido da coletividade e dos mais pobres a documentos e informações.

Para Lewandowski, a Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado Democrático de Direito, pois promove a efetivação dos direitos fundamentais, com destaque para a igualdade e a dignidade de pessoas mais necessitadas, assim como o acesso à Justiça. “Dessa forma, o poder de requisição é uma ferramenta fundamental para o desempenho da função constitucional da Defensoria Pública”, concluiu.

Nos siga no Google Notícias