ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

STF retoma julgamento sobre terras indígenas nesta tarde

Corte volta a analisar reintegração de posse em SC e que será aplicado em casos similares

Gabriel Neris | 01/09/2021 07:08
Indígenas em protesto por defesa de terras. (Foto: Andressa Zumpano/Articulação das Pastorais do Campo)
Indígenas em protesto por defesa de terras. (Foto: Andressa Zumpano/Articulação das Pastorais do Campo)

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta quarta-feira (1º), a partir das 13h (de MS), o julgamento da aplicação do “marco temporal” em demarcação de terras indígenas.

A tese do marco temporal considera que os povos indígenas teriam direito somente à demarcação das terras que estivessem em suas posses a partir de 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição.

O julgamento foi suspenso na última quinta-feira, após a leitura do relatório inicial do ministro Edson Fachin. A Corte irá analisar a reintegração de posse movida pelo governo de Santa Catarina contra o povo Xokleng, referente à TI Ibirama-Laklãnõ, onde também vivem os povos Guarani e Kaingang.

O caso recebeu, em 2019, status de “repercussão geral”, o que significa que a decisão servirá de diretriz para a gestão federal e todas as instâncias da Justiça no que diz respeito aos procedimentos demarcatórios.

Indígenas bloquearam trecho da MS-156, rodovia que liga Dourados a Itaporã, já na terça-feira (31), para chamar a atenção da população sobre o tema. Na semana passada, foram bloqueados trechos da BR-163, BR-463 e BR-262. Não há registro de manifestações no início da manhã desta quarta-feira.

Nos siga no Google Notícias