ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

TCE faz inspeção de contratos e serviço de tapa-buracos na Capital

Auditoria analisa sete contratos de manutenção das vias e acompanha o trabalho nas ruas; relatório será finalizado em agosto

Silvia Frias | 19/07/2019 12:00
Além de análise de documentos, auditores também foram a campo para analisar serviço (Foto/Divulgação)
Além de análise de documentos, auditores também foram a campo para analisar serviço (Foto/Divulgação)

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) está inspecionando serviços de tapa-buracos em Campo Grande, referente a sete contratos orçados em R$ 44 milhões. A vistoria da divisão de fiscalização e engenharia deve ser finalizado em agosto, com elaboração de relatório.

O presidente do tribunal, Iran Coelho das Neves, disse que é acompanhamento inédito e os auditores e técnicos passaram por capacitação prévia, com o engenheiro Elci Pessoa Jr.

O engenheiro disse que “perseguir a irregularidade" deve ser um apenas ponto da auditoria. "O importante mesmo é tentar desenvolver e sensibilizar os órgãos gestores para desenvolver políticas de gerenciamento de pavimento, capacitação de pessoal, treinamento e estruturação para monitorar a malha viária existente”, avaliou Elci Pessoa.

Segundo o engenheiro, quando a manutenção é feita dentro do tempo adequado, por volta do 9º ano, o gasto fica por volta de 6 a 7 dólares por metro quadrado, enquanto que se houver algum atraso para a realização do serviço, é necessário gastar, pelo menos 5 vezes mais , de 30 a 32 dólares por metro quadrado.

O engenheiro Francisco Silva Sobral, coordenador da equipe de inspeção, disse que a documentação dos contratos já foi verificada e matéria foi coletado e enviado para análise laboratorial. “Isso vai nos dizer se a qualidade do serviço executado é boa, se o material é adequado e, principalmente, se ele foi aplicado da forma correta”. O trabalho começou no dia 18 de junho e tem prazo de 60 dias para ser finalizado.

Nos siga no Google Notícias