ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Termina nesta sexta, prazo para municípios aderirem à Caravana da Saúde

Na 1ª etapa, programa será dividido em 2 modalidades, com procedimentos cirúrgicos e exames

Liniker Ribeiro | 10/09/2021 13:23
Etapa de projeto será dividido em duas modalidades, cirúrgias e exames de média e alta complexidade. (Foto: Divulgação)
Etapa de projeto será dividido em duas modalidades, cirúrgias e exames de média e alta complexidade. (Foto: Divulgação)

Municípios sul-mato-grossenses têm até hoje (10), para realizar o credenciamento no projeto de incentivo estadual voltado à Caravana da Saúde. Esta é a segunda chance ofertada pelo Governo do Estado, já que, inicialmente, a data limite para as cidades se credenciarem era dia 3.

Nesta etapa, o projeto de saúde será dividido em duas modalidades: Opera MS, com 94 procedimentos cirúrgicos; e Examina MS, com 66 exames de média e alta complexidade.

A intenção da SES (Secretaria Estadual de Saúde) é dar início ao atendimento da demanda represada durante a pandemia de covid-19. "Temos muitas pessoas aguardando na fila. Por isso, vamos contratar cirurgias e diagnósticos, que são ressonâncias, tomografias, ultrassons, colonoscopia, endoscopia, ou seja, todos os exames parados dentro da regulação", ressalta o secretário de saúde, Geraldo Resende.

O líder da pasta ainda reforçou que o retorno das cirurgias eletivas será de forma gradativa, conforme a capacidade operacional de cada unidade hospitalar e região de saúde. Com a retomada do programa, a SES pretende evitar que cirurgias eletivas se tornem de urgência.

“Nós já vínhamos registrando um acúmulo de casos no Estado e, com a melhora do quadro da pandemia, nós precisamos dar vazão a esses procedimentos a curtíssimo prazo sob pena de se agravar cada vez mais o estado de saúde da nossa gente”, destaca.

Investimento - Do valor total reservado para o programa, R$ 60 milhões serão destinados para as cirurgias eletivas exercício 2021 e 2022. Os outros R$ 20 milhões ficarão para os exames de média e alta complexidade exercício 2021.

Como fazer - A adesão deve ser feita através das secretarias municipais de Saúde junto com os estabelecimentos de saúde contratualizados ou contratados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com a apresentação da proposta dos procedimentos disponibilizados, através do preenchimento da "Declaração de Adesão", que deve ser assinada pelo gestor municipal e o diretor de cada unidade hospitalar executora.

Nos siga no Google Notícias