ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Termo "auxiliar de médico" sai de portaria após enfermagem pedir

Primeiras versões do documento se referiam a profissionais de outras áreas da saúde como auxiliares de médico

Por Cassia Modena | 05/04/2024 10:55
Equipe de saúde atuando no Presídio da Gameleira, em Campo Grande, junto a policial penal (Foto: Divulgação/Agepen)
Equipe de saúde atuando no Presídio da Gameleira, em Campo Grande, junto a policial penal (Foto: Divulgação/Agepen)

Apontado como discriminatório aos trabalhadores da saúde que não são da Medicina, o termo "médicos e seus auxiliares" foi retirado de portaria da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) de Mato Grosso do Sul republicada hoje (5).

O Coren (Conselho Regional de Enfermagem) enviou ofício na terça-feira (2) ao órgão, explicando o motivo de a escolha ser problemática e sugerindo a substituição por "equipe multidisciplinar de saúde".

A Agepen publicou novamente o documento na edição mais recente do Diário Oficial do Estado, aderindo à sugestão.

Agora, se lê: "permitir somente a entrada do médico e demais integrantes da equipe multidisciplinar de saúde, ou pessoas devidamente autorizadas", em artigo que dita quem pode permanecer com o preso que estiver internado em hospital.

Acima da linha vermelha o termo "auxiliar" apareceu (Foto: Reprodução/Edição de 2/4/2024 do Diário Oficial de MS)
Acima da linha vermelha o termo "auxiliar" apareceu (Foto: Reprodução/Edição de 2/4/2024 do Diário Oficial de MS)

Podem fazer parte dessa equipe, elencou o conselho, além dos próprios médicos, "enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, dentre outros".

Ao sair em defesa da categoria que representa, o Coren argumentou que o enfermeiro não é um auxiliar. "Muita gente na sociedade acha que um enfermeiro, por exemplo, é naturalmente um auxiliar, um apoio, um braço direito, para os médicos. Não é assim. A Enfermagem é uma profissão científica, com suas próprias definições e funções, Código de Ética e focada em pesquisa, com profissionais que até mesmo trabalham como empreendedores", diz outro trecho do ofício.

Normas em hospitais - A portaria dita normas sobre a escolta de presos durante o transporte e permanência nos hospitais no Estado.

Na terça-feira (2), ela já havia sido republicada por conter erros em relação à primeira versão divulgada em 2021. O termo "auxiliar de médico" já estava na publicação inicial e não havia sido revisto.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias