ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

TJMS manda governo mudar edital de seleção de professores

Edital não previa cota para negros e indígenas e desembargador deu dez dias para alterar processo seletivo

Adriel Mattos | 09/11/2021 17:39
Edital de seleção para professores temporários fechou inscrições na segunda-feira. (Foto: Divulgação/SED)
Edital de seleção para professores temporários fechou inscrições na segunda-feira. (Foto: Divulgação/SED)

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) determinou que o Governo do Estado altere o edital do processo seletivo de professores. A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS) recorreu após constatar que a seleção não previa cotas para negros e indígenas.

A entidade sustentou que uma lei estadual de 2008 prevê a reserva de vagas para esses dois públicos e a seleção da SED (Secretaria de Estado de Educação), além do Estatuto da Igualdade Racial, uma lei federal de 2010.

Em sua decisão, o desembargador Alexandre Aguiar Bastos reconheceu que a lei estadual prevê apenas a exigência para concursos públicos, mas apontou que não se pode fazer distinção entre os cidadãos.

“A aplicação da Lei Estadual 3.594/2008 limitando o regime de cotas a concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos estaduais é ir de encontro ao espírito normativo voltado à implantação de políticas públicas afirmativas de inclusão de cotas étnico-raciais no âmbito da Administração Pública, objetivando a redução das desigualdades étnico-raciais no âmbito da sociedade”, escreveu.

Assim, Bastos deu dez dias para o governo republicar o edital reservando 20% das vagas para negros e 5% para indígenas.

Ao Campo Grande News, a SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) informou que o Estado cumprirá a decisão. Já a SED (Secretaria de Estado de Educação) e a PGE (Procuradoria-Geral do Estado) se limitaram a informar que foram intimadas e irão “estudar o caso para mais esclarecimentos”.

Nos siga no Google Notícias