ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Transformar escolas em fortalezas não impede violência, dizem especialistas

Especialista em educação diz que é preciso combater as causa da violência na sociedade

Anahi Zurutuza | 16/04/2023 07:44
Guardas municipais em frente à escola municipal nas Moreninhas, na tarde do dia 10. (Foto: Alex Machado)
Guardas municipais em frente à escola municipal nas Moreninhas, na tarde do dia 10. (Foto: Alex Machado)

A instalação de detectores de metais ou a contratação de vigias para a porta das escolas, pode até melhorar a sensação de segurança, mas só "aumentar o tamanho dos muros" não será a solução para frear a onda de violência em colégios. Para o especialista em educação, José Licínio Backes, é preciso combater a causa do problema. É o que diz também a nota publicada na quarta-feira, 12, pelo Instituto Sou da Paz, referência em estudos de segurança pública.

Segundo o professor José Licínio, que coordena o Mestrado e o Doutorado em Educação da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), a violência é uma produção social. “Claro que num primeiro momento, é importante identificar um agressor, por exemplo, para coibir a violência, mas isso é insuficiente. Precisamos, como sociedade, pensar um projeto de educação para a paz, o que, pautado nas pesquisas do campo da educação, significa pensar uma educação que além de ensinar Português e Matemática, e contemple as discussões de raça, classe e gênero”.

O especialista acredita que seja necessário mais envolvimento da comunidade para “blindar” as escolas. “A sensação de segurança pode ser aumentada por meio de um aparato tecnológico, mas a segurança de fato só é possível por meio da mobilização e engajamento de toda a sociedade, no sentido de desenvolver uma educação em todos os espaços que leve todos a combater diariamente todo o tipo de violência, seja ela por meio da fala, de imagens, de textos, de propagação de mentiras nas redes sociais (violência simbólica), seja ela física”.

Para José Licínio, também é preciso ainda que se debata temas sociais importantes dentro das escolas. “A educação, nos últimos anos, teve dificuldade de trabalhar contra a violência foi passada, com muita força, a mensagem que é pela violência que se resolve os problemas. O que dificulta um trabalho é que hoje as escolas são vigiadas e influenciadas por uma retórica conservadora que defende, por exemplo, que não se pode discutir gênero nas escolas, não se pode discutir racismo nas escolas, não se pode discutir a desigualdade nas escolas... Ora, se as pesquisas nos mostram que a maior violência no Brasil é a violência racial, de gênero e de classe, como a escola vai dar conta de combatê-la se os professores não têm a liberdade de trabalhar esses temas?”

O professor defende que um ambiente escolar saudável é aquele no qual todos os estudantes se sentem bem e, portanto, possam ser o que são, sem enfrentar racismo, sexismo ou qualquer forma de discriminação.

O especialista destaca que esse projeto de combate à violência nas escolas não pode ser pensado de cima para baixo, “como foi a BNNC [Base Nacional Comum Curricular] e o ‘Novo’ Ensino Médio”. “É preciso ouvir, sobretudo, o campo científico da educação. Nos últimos anos quem mais impactou as políticas educacionais foram os grupos que estão mais preocupados em obter lucro com a educação do que produzir uma educação para a paz. Quando o lucro se torna a finalidade, as possibilidades de uma educação para a paz estão comprometidas”.

José Licínio completa criticando a proposta de reforma do Ensino Médio e reforçando o entendimento de que é necessário comprometimento de todos, envolvidos direta ou indiretamente nas comunidades escolares. “Você não vai construir uma educação para a paz, diminuindo nos currículos os conhecimentos de História, Sociologia, Filosofia, Psicologia... Só nos sentiremos mais seguros se tivermos uma sociedade e uma educação comprometidas em combater as causas estruturais da violência (racismo, patriarcado, desigualdade social)”.

Viaturas da Polícia Militar dentro da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Viaturas da Polícia Militar dentro da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Exemplo – O Instituto Sou da Paz relembra o massacre de Columbine, em 1999, que deixou 15 mortos e cita que a partir dele, os Estados Unidos realizaram uma série de medidas como instalar detectores de metais, portas reforçadas e câmeras de segurança com reconhecimento facial, além de policiais armados em escolas. “Mas elas não foram suficientes para diminuir o número de casos violentos”.

Prova disso, diz a nota, é que as cidades de Parkland e Santa Fé tinham policiais armados dentro de unidades escolares, “mas eles não foram capazes de impedir ataques em 2018, que deixaram 17 e 10 mortos, respectivamente”.

Para o Sou da Paz, transformar escolas em fortalezas não resolve o problema. “Trazer um grande aparato de segurança que torne as escolas parecidas com prisões não resolve. O principal investimento deve ser em identificar conflitos, bullying e lidar com eles, fortalecendo a estrutura escolar e a capacidade dos professores e equipe técnica para isso, além de trazer apoio para a saúde mental dos trabalhadores e estudantes”.

Carol Campos, diretora-executiva do Vozes da Educação, faz coro ao posicionamento do Sou da Paz e acredita ainda que o exagero no aparato de segurança pode até surtir efeito contrário. “Colocar polícia na porta da escola não vai resolver o problema, porque aí nós naturalizamos que aquele espaço é um lugar onde pode acontecer violência”, disse em entrevista ao Estadão, na semana que passou.

Por fim, o instituto que estuda a criminalidade, violência e segurança afirma que apesar de difícil, é preciso evitar o pânico, porque o compartilhamento falsas ameaças de atentado só faz espalhar mensagens de ódio. “Também é importante que pais e familiares não entrem em pânico e tomem bastante cuidado com as fake news, porque não são todas as escolas brasileiras que estão sob ameaças. Ao receberem denúncias, é fundamental que os alunos ou responsáveis entrem em contato com a diretoria da escola para informar e saber a verdade sobre a suspeita, em vez de espalhar os boatos para outros pais”.

O Governo Federal também criou um canal onde é possível fazer denúncias.

O cenário - Com o bom exemplo da unidade da Reme (Rede Municipal de Ensino) no Santo Amaro, o Campo Grande News abriu neste sábado (14) série de matérias sobre a cultura da paz nas escolas, em semana que o medo se instalou nas comunidades escolares.

As polícias Militar e Civil de Mato Grosso do Sul já receberam 60 denúncias de perfis nas redes sociais fazendo apologia a ameaças de ataques em escolas e tenta combater as fake news. Os alarmes falsos começaram a ser relatados depois do massacre na creche em Blumenau (SC).

Nos siga no Google Notícias