ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Três a cada quatro pessoas não receberam a 4ª dose de vacina contra a covid-19

Em MS, 24,99% do público estimado pela SES recebeu o segundo reforço de dose anticoronavírus

Guilherme Correia | 16/05/2022 11:48
Vacina contra a covid-19 sendo aplicada em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã)
Vacina contra a covid-19 sendo aplicada em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã)

Cerca de uma a cada quatro pessoas aptas a tomar a quarta dose de vacina contra a covid-19, estão com a imunização em dia. De acordo com dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), consultados nesta segunda-feira (16) pelo Campo Grande News, são 181.302 segundos reforços aplicados em território estadual, até o momento, 24,99% do esperado.

Por outro lado, a estimativa populacional utilizada pela própria pasta é de que haja, no Estado, 725.379 habitantes dos grupos que podem se vacinar nesta etapa, divididos em quem é gestante ou puérpera (2,1 mil), profissionais de saúde (85,8 mil), pessoas acima de 60 anos (282,8 mil) e pessoas de 50 a 59 anos (354,5 mil).

Desde março, a pasta estadual autoriza aplicação da quarta dose em indivíduos a partir de 50 anos de idade ou mais, desde que a terceira dose tenha sido administradad quatro meses antes.

Vale lembrar que indivíduos imunocomprometidos com 18 anos de idade e trabalhadores de saúde podem se vacinar e não têm de esperar este prazo, que é de 28 dias. Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) deverão receber, preferencialmente, com imunizante Pfizer, cinco meses após ter recebido a terceira dose.

Além disso, a vacina a ser utilizada para a quarta dose deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer), ou, de maneira alternativa, uma vacina de vetor viral (Astrazeneca).

Nos siga no Google Notícias