ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

UFGD qualificou 339 agentes de saúde para atuarem nas aldeias

A Universidade destacou que é o segundo programa em andamento do gênero em todo Brasil

Leonardo Rocha | 25/12/2019 16:55
Reitoria da UFGD em Dourados (Foto: Arquivo)
Reitoria da UFGD em Dourados (Foto: Arquivo)

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) divulgou balanço de atividades, informando que neste ano, fez a qualificação e capacitação de 339 agentes de saúde indígenas, para atuação nas aldeias da região. Deste grupo 104 ficam focados nas ações de saneamento básico das comunidades.

Este programa de qualificação começou neste ano e envolveu agentes de 12 municípios. Segundo a Universidade, a condução desta iniciativa é do enfermeiro Glênio Alves de Freitas, coordenador do Núcleo de Saúde Indígenas do HU-UFGD, que é o responsável pelo projeto de extensão.

A capacitação é feita em parceria com a Escola Técnica do SUS (Sistema Único de Saúde), Ena de Araújo Galvão, com o Distrito Sanitário Especial Indígena do Estado do Mato Grosso do Sul. De acordo com a UFGD, este é o segundo programa do gênero em todo Brasil, com esta ação de agentes trabalhando nas reservas indígenas.

Dos 339 agentes, 235 focam na área de saúde e 104 no saneamento básico, sendo que neste ano foram concluídos a qualificação de dois módulos, que trataram de temas como promoção da saúde no território indígena e o processo de trabalho do agente de saúde. Neste trabalho ainda foi discutido a prevenção e procedimentos técnicos na área de saneamento.

Nos siga no Google Notícias