ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

UPAs deverão informar estoque de medicamentos do "kit intubação" em MS

Resolução foi confirmada hoje e deve auxiliar no repasse de insumos vindos do Ministério da Saúde

Guilherme Correia | 28/04/2021 10:25
Alguns dos medicamentos utilizados para sedar pacientes no tratamento da covid-19 (Foto: Divulgação)
Alguns dos medicamentos utilizados para sedar pacientes no tratamento da covid-19 (Foto: Divulgação)

Com recente necessidade de que UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) atendam pacientes em quadros mais graves de covid-19, foi decidido que, a partir de hoje (28), o consumo de medicamentos do "kit intubação" para esses casos deverá ser informado pelas unidades de todos os municípios de Mato Grosso do Sul, como forma de facilitar o repasse vindo do governo federal.

Esses insumos já são adquiridos e distribuídos pelo governo estadual aos hospitais que atendem casos graves de coronavírus. Vale ressaltar que municípios também podem comprar esses materiais.

As aquisições são feitas por meio de sistema de compras do Ministério da Saúde, de insumos adquiridos pelo próprio governo federal, pela pasta, pela unidade da federação, pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) ou por "quaisquer outras estratégias que viabilizem a regularização dos estoques".

Em resolução homologada nesta manhã, foi decretado que dados para monitoramento de estoque e consumo médio mensal deverão ser informados por essas unidades, que têm recebido pacientes em casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) há algumas semanas. Devem ser indicados estoque atual, consumo médio mensal, suporte ventilatório e informações sobre ampliação de leitos, além de outras normas estipuladas em decreto publicado no começo deste mês.

Nos siga no Google Notícias